Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > Saiba Que És Filho e Herdeiro de Deus. Descubra a Chave da Herança

Estudos da Célula

Saiba Que És Filho e Herdeiro de Deus. Descubra a Chave da Herança
 

Introdução.

Em Jesus Cristo somos filhos de Deus e nosso espírito clama “Aba Pai”. Gálatas 4:6 diz: “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” Temos intimidade para chamar Deus de Pai, Paizinho amado, embora sendo Ele um Paizão. Em Cristo somos filhos de Deus!

Você já ouviu falar da Parábola do Filho Pródigo (Ler Lc 15:11-32).

1.    Ele era filho, mas ignorou esse fato, e sua alma fez parecer a ele que melhor que ser filho era aproveitar as coisas irresponsáveis que o mundo oferece. Ser filho é algo permanente. O pai sempre quer e tem o melhor para o filho. Você tem livre arbítrio para decidir viver como o Pai instrui, ou não. O manual de instruções do Pai é a Bíblia Sagrada, a palavra de Deus.

Mas tendo um Pai que tem toda sabedoria e que é toda sabedoria, toda tentativa de viver de forma diferente da instrução do Pai, vai trazer conseqüências adversas. Exigirá um posterior concerto. Veja que o filho pródigo representa aqueles que tentam fazer as coisas por si mesmos. Representa o que vive segundo sua própria vontade. Faz o que pensa que é o melhor para sua vida.

Porém, chega o dia em que o filho vê que sem o Pai que provê, não é mais possível viver. Secou a fonte. Não há mais suprimento para viver (material e/ou espiritual). Ele lembra e pensa: “Puxa vida, tenho um Pai. Nessas alturas até de empregado de meu pai já serve! É melhor do que aquilo que estou vivendo!” Interessante é que o outro filho, o irmão do pródigo, parecia um empregado do seu Pai.

O filho que saiu de casa resolve voltar para a casa do Pai. Chegando, já ao longe, o Pai o vê. Corre para ele e vai de braços abertos recebê-lo. Abraça-o e beija-o, mesmo sujo. Ele diz ao Pai: “Pequei contra os céus e contra Ti, me arrependo (essa é a condição). Me perdoe Pai.” E o Pai recebe o filho em casa e novamente dá tudo do melhor para ele.

2.  Aparece o irmão do filho pródigo, se julgando importante porque trabalhava para o Pai. Mas não era com alegria. Era uma relação sem o amor da parte do filho. Era de servidão. O que ele diz ao Pai a respeito de seu irmão? “Pai eu é que mereceria tudo isso, e tu dás para ele?”

O pai responde: “Filho, não é porque tu mereces, mas tudo o que eu tenho é teu. Tu tens direito. Tu nunca me pediste. Não usufruíste porque não quiseste. Tudo o que eu tenho estava a sua disposição. Tu és meu filho. Não devias te esquecer disso. Esse teu irmão estava perdido e foi achado. Voltou para a casa do Pai. Estava morto em pecados e reviveu”.

3.  Veja a condição do filho que voltou para casa: estava sujo, fedendo, com roupas rasgadas, de pés descalços, sem perspectiva de vida, até de empregado se satisfaria. Antes de chegar diante do Pai, que conhece os pensamentos e as intenções do coração, já pensou: Vou dizer ao Pai: “Pequei contra os céus e contra Ti”. Veja bem, ele se arrependeu (percebeu o erro) e o Pai o recebeu com todas as regalias. Quando voltou para o Pai, note que ele não perdeu nada, somente o tempo de vida longe do Pai, quando caiu na desgraça.

4.  Já o seu irmão embora aparentemente não tivesse perdido nada (já que nem sequer tinha achado alguma coisa), não se deu conta que o Pai ama o filho e que quer e tem o melhor para ele.

Já pensou? O dono do mundo me concede tudo o que ele tem. Se sou filho logo sou herdeiro, tenho direito (Ler Rm 8:17). Você deve dizer isso, declarar isso: Sou filho de Deus, sou herdeiro de Deus. Obrigado Papai.

Deus te quer do jeito que você está. Ele é que vai mudar você, ajeitar você. Vai te capacitar e te levar ao arrependimento (mudança de mente e de atitude em relação ao pecado). Não é por merecimento. Não merecíamos, mas Deus se agradou de nos resgatar em Cristo. Decida-se a viver com Ele. Quem vai te ajeitar é Deus. Ele vai te ajudar a pedir perdão, arrepender-se e a reconhecer que Jesus Cristo é o Senhor, e que só o Senhor é Deus.

Aplicação

Você, ao se tornar filho de Deus, recebendo Jesus em sua vida, confessando com a tua boca que Jesus é Senhor, e entregando sua vida a Jesus, reconhecendo que Ele é o Filho de Deus, você passa a ser herdeiro de tudo quanto seu Pai celestial tem. Todas as promessas de Deus estão a sua disposição em qualquer área da sua vida: saúde, amor, paz, mansidão, paciência, amizade, prosperidade, relacionamento conjugal e familiar ou qualquer outra necessidade. Todas as suas necessidades serão supridas por aquele que tem tudo para supri-las. Ele é o seu suprimento.

Se você tem algo contra alguém perdoe. Não guarde mágoa. Arrependa-se, o Pai te ajuda. Se você errou peça perdão ao Pai que te perdoa e te livra de todo sentimento de culpa que o pecado traz. Deixe de ser escravo.

Da mesma forma que Jesus perdoou e perdoa todos os seus pecados, você deve perdoar os pecados das outras pessoas. Jesus tomou sobre Ele os todos os nossos pecados. Deus teve misericórdia de você e você deve ter misericórdia dos outros. Nós sempre temos as nossas desculpas, mas para os outros não tem desculpa. Jesus perdoa pecados de forma incondicional se eles forem confessados. Se alguém lhe pedir perdão, perdoe. Só ele conhece o coração das pessoas.

Ele opera o arrependimento na vida de quem confessa os pecados. E os purifica. É o sangue de Jesus que nos purifica, e não o fato de sermos “bons”. Quando você não perdoa e não pede perdão você não reconhece que Jesus te perdoou (Ler Cl 3:13).

“Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” (Mt 18:21-22)

“Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados.” (Jo 20:23)

“E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados. Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados.” (Mc 11:25-26)

Seja um verdadeiro filho, praticando sua vida na palavra de Deus que diz “tu és meu filho(a) amado(a)”. É ele quem te capacita e te presenteia com dons e habilidades. O Pai se compadece do filho que vem para casa. Ele corre para o filho. Corra para o Pai de braços abertos. Entregue-se e Ele vai te transformar num filho amado. Abra seu coração e viva a vida que Deus preparou para você.

“Como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Co 2:9) .

Luis Roberto Tramontini, pastor

03/07/2008

Veja Mais...

03/jun/2008

O Ponto Fraco.

 
19/mai/2008

O Retorno.