Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > Guiado pelo Instinto Humano ou pela Razão Respaldada na Palavra?

Estudos da Célula

Guiado pelo Instinto Humano ou pela Razão Respaldada na Palavra?
 

Textos Base. 

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17:9) 

“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Rm 8:14) 

Introdução.

A vida, num sentido mais amplo, é cheia de perguntas com muitas respostas diferentes dependendo do conhecimento prévio e da filosofia de vida de quem responde. Outras perguntas podem até mesmo nem ter respostas adequadas para muitos, ou respostas simplistas demais. A vida dos animais é basicamente dirigida pelo instinto. O instinto leva os animais a se reproduzirem, se alimentarem, se protegerem, buscarem mais conforto, brigarem em disputas territoriais ou por parceiros e supostos familiares (como o galo briga com outro galo pela galinha e a galinha briga por seus pintainhos). A vida do ser humano tem este instinto de sobrevivência também, porém o que o distingue dos animais é a racionalidade. O homem é classificado na ciência como animal racional. O homem pode ser liderado pelo seu instinto ou pela razão, lógica, planejamento mediante informações.  

Definição da palavra instinto.

No dicionário Michaelis instinto é conceituado como: Estímulo ou impulso natural, involuntário, pelo qual homens e animais executam certos atos sem conhecer o fim ou o porquê desses atos. E também aptidão inata.

1. O instinto do escorpião.

Uma parábola africana: O Sapo e o Escorpião. Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio. "Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?" O sapo respondeu: "Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralisado e vou afundar." Disse o escorpião: "Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos." Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio.  No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo. Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: "Por quê? Por quê?" E o escorpião respondeu: "Por que sou um escorpião e essa é a minha natureza."

2. Homem guiado pelo instinto natural.

“No fim das contas, o mesmo que acontece com as pessoas acontece com os animais. Tanto as pessoas como os animais morrem. O ser humano não leva nenhuma vantagem sobre o animal, pois os dois têm de respirar para viver. Como se vê, tudo é ilusão.” (Ec 3:19) Salomão teve um reinado muito tranqüilo, pois seu pai Davi tinha vencido os inimigos do reino de Israel e Salomão passou a reinar no auge deste reino. Sendo assim não teve muito trabalho, já que grande parte do trabalho naquela época era ligado a atividades militares. Salomão passou a usar este tempo para fazer experiências na vida. Muitas destas experiências eram baseadas em tentativa e erro. Ele usou sua sabedoria para fazer experiências e filosofar sobre a vida. Numa destas filosofadas chegou a conclusão de que o homem é muito semelhante aos animais em sua corrida na vida e por isto se desiludiu. Nestas experiências por buscar o melhor sentido da vida, Salomão experimentou ser um grande idealizador na engenharia e arquitetura, ser dono de muito gado, ter muitas mulheres, ter muitas riquezas e por fim viu que ser guiado pelo instinto natural é ter uma vida semelhante a dos animais. Se formos analisar o comportamento de certas pessoas não veremos muita diferença em relação ao comportamento dos animais frente a vida. Os homens lutam pela sobrevivência e pensam estar fazendo algo grandioso, porém os animais o fazem também. Os homens brigam para se defenderem, defenderem suas coisas, seus territórios, seus familiares, suas posses e pensam estar fazendo algo muito inteligente, porém os animais fazem isto também! Os homens correm atrás de suprir suas necessidades de alimentação, de conforto, necessidades sexuais e pensam ser verdadeiros “dons Juans”, porém os animais fazem isto também! O mundo está alvoroçado com a sensualidade, levantando a bandeira de liberdade sexual nos movimentos de sexo livre, os animais correm atrás destas satisfações também, basta ver como os cachorros da vizinhança ficam alvoroçados quando seguem o instinto da reprodução. Alguns homens tentam estabelecer sua liderança na família ou no grupo social onde vive mediante a força, a agressividade, a intimidação e pensam ser grandes líderes, porém os animais fazem isto também.

3. Homem guiado pela razão respaldada na Palavra e inspirada pelo Espírito.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Rm 12:1-2) Ao abordar este aspecto do homem guiado pela razão temos em mente o animal racional usando as melhores ferramentas para obter os melhores resultados na vida. Deus quer ser cultuado de forma racional, inteligente, planejada, baseada em princípios bem estabelecidos pela sua palavra. Assim também o homem deve ser dirigido pela razão, pela lógica, todavia esta razão precisa ser alimentada pelas informações certas, visto que a razão determina tomada de decisões baseadas em informações. Nossa mente deve ser alimentada pela palavra de Deus e por um relacionamento íntimo com o Espírito Santo. Muitos decidem por sua lógica não crer em Deus, porém se formos ver de que tipos de informações estas pessoas têm alimentado suas mentes encontraremos uma miscelânea muito grande de informações entre elas: revistas, jornais, filósofos, pensadores, materiais de muitas seitas e religiões e pouco ou nada de Bíblia. Estas informações determinam sua tomada de decisão. A Bíblia diz que precisamos ser transformados pela renovação da nossa mente. Isto significa que precisamos alimentar nossa mente com a palavra de Deus para que a mente considere razoável crer na palavra de Deus e esta razão determinará a ação. Depois de Salomão filosofar muito, fazer muitas experiências na tentativa e erro e ter chegado a conclusão que a maioria era erro, afirmou algo como sendo a conclusão final de suas experiências, que é: “De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados” (Ec 12:13).

4. Filho pródigo, um jovem guiado pelo instinto (Lc 15:11). 

O jovem envolvido nesta parábola seguiu seu instinto jovem de liberdade. Este instinto o liderou a um abandono do lar a fim de viver suas aventuras. Muitos jovens têm se deixado levar pelo instinto de liberdade para trilhar caminhos que satisfazem seus desejos momentâneos e no final são caminhos de dor, humilhação e sofrimento. O instinto no homem não é mau em si mesmo, pelo contrário, é necessário, porém o instinto não pode liderar o homem. O instinto lidera os animais, mas não pode liderar o homem. Este jovem, após chegar ao fundo do poço por ter se deixado levar pelo instinto, caiu em si e passou a analisar a situação racionalmente e percebeu o erro que fez e então, decidiu consertar.

5. Davi, um jovem guiado pela razão respaldada na Palavra e inspirada pelo Espírito (I Sm 24:6).

Davi havia sido escolhido para ser rei, porém Saul ainda era o rei de Israel. Saul tentou matar Davi várias vezes, porém quando Davi teve várias oportunidades de resolver logo a questão, seguir seus instintos e matar Saul, como seus homens orientaram, decidiu por fazer a coisa certa baseado nos princípios de Deus. Davi poupou a vida de Saul, deixou nas mãos de Deus esta situação e perdoou seu rival.  O homem tem a capacidade fantástica de não seguir os instintos e perdoar. Você não vê um macaco pedindo perdão por ter roubado uma banana. Os animais reagem a ameaça com agressividade e ameaças. A vingança, a raiva, o pagar com a mesma moeda, as paixões da carne são ligadas aos instintos naturais do homem. O homem que usa sua razão baseando-se na palavra de Deus e na inspiração do Espírito Santo administra seus instintos subjugando-os a lógica e aos princípios.

Aplicação.

Pelo fato do escorpião ter seguido seus instintos naturais, afundou o sapo e afundou junto. Muitos seguindo seus instintos sexuais são infiéis ao cônjuge afundam o casamento, afundam uma família, afundam sua própria vida. Muitos seguindo o instinto da busca do prazer, do conforto e do bem estar, afundam em comportamentos doentios como o uso de substâncias geradoras deste prazer, sejam drogas lícitas ou ilícitas. Se o homem seguir seus instintos pode trilhar por caminhos ruins que jamais imaginou. Quando estiver prestes a tomar decisões, analise-se a fim de ver se esta tomada de decisão está sendo motivada por seus instintos ou por sua razão respaldada na Palavra de Deus.

Vanderlei Cardoso, pastor

03/07/2008

Veja Mais...

03/jun/2008

O Ponto Fraco.

 
19/mai/2008

O Retorno.