Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > Preciso Transformar Minha Vida

Estudos da Célula

Preciso Transformar Minha Vida
 

Texto base.

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2)

Introdução.

Todos querem experimentar a boa agradável e perfeita vontade de Deus para suas vidas. Mas não entendemos que existe uma condição para que isto aconteça. A condição é ser transformado. Segundo o dicionário ser transformado é a qualidade daquele que tomou uma nova forma, que foi alterado, modificado, mudado radicalmente, convertido. Cristianismo sem transformação é uma religião como qualquer outra. Resume-se a seguir regras, participar de eventos, concordar com as propostas religiosas da instituição assinando um contrato mediante um ritual de iniciação, etc. Tudo iguala outras religiões. Porém o verdadeiro cristianismo é transformador. De maneira que se uma pessoa está inserida no cristianismo, mas nada muda, algo está errado.

1. O homem é resistente às mudanças e muito mais às transformações.

As características de personalidade podem levar algumas pessoas a ter prazer em mudar. Porém se ela muda a toda hora, torna-se instável e não permanecer num projeto do início ao fim. Por outro lado, a maioria das pessoas tem uma forte resistência a mudanças radicais. Alguns fatores colaboram para a resistência as mudanças. Um destes fatores é a informação incompleta. As pessoas têm dificuldades de ler ou entender a Bíblia e não têm as informações adequadas para realizarem as mudanças. As pessoas mudam se tiverem clareza dos benefícios que esta mudança vai gerar. Por isto temos que pregar o evangelho! Precisamos informar às pessoas que a transformação pelo poder de Deus é maravilhosa e traz inúmeros benefícios.

2. O “bom” é inimigo do “excelente”.

Muitos homens “bons”, com uma boa família, com boa estrutura financeira muitas vezes resistem fortemente as mudanças. É aquela velha máxima: “em time que está ganhando não se mexe”. Este é o caso do jovem rico (Mt 19:22), e também o caso de Nicodemos (Jo 3). Porém a perfeita vontade de Deus é para os que se permitem transformar. Pessoas que estão em um nível bom na vida não têm desejo nem impulso pra mudar.

3. Teoria do caos e a transformação.

Muitas pessoas que experimentam o fundo do poço e não tem mais nada a perder, empenham uma força tremenda para mudar. O fundo do poço pode ser o caminho mais perto para a excelência. Aqueles que estão em um nível bom muitas vezes têm mais dificuldade em chegar a excelência que aqueles no “fundo do poço”. Esta é a equação que pode ser usada para explicar o papel da resistência no processo de mudança. Mudança é igual a Necessidade menos Resistência (mudança = necessidade - resistência). A partir daí, podemos tirar as seguintes conclusões: A mudança só acontece quando a necessidade percebida (que gera vontade de mudar) é maior do que a resistência (equivalente a apego ou medo de perder). Sendo assim, não haverá mudança, se a resistência for igual ou maior do que a necessidade. O fundo do poço e o caos podem ser a ferramenta usada por mim e por Deus a fim de me levantar e reescrever uma nova história. Esta é a oportunidade de transformação. Por esta realidade percebida na equação acima é que Jesus declarou: “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores” (Mc 2:17). Os doentes representam os que pela força da necessidade se abrem à mudanças. Os sãos representam aqueles que se encontram em um nível bom na vida e não vêem necessidade nenhuma de mudança. Não significa que de fato haja alguém são a ponto de não precisar ser transformado, pois todos pecaram e precisam da transformação (Rm 3:23, 5:12). Porém a situação de conforto e suficiência impede que as pessoas vejam a necessidade que têm de Jesus.

4. As pessoas se auto dispensam de serem discípulas por não quererem ser transformadas.

 “Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mt 8:19-20). Este candidato a discípulo de Jesus era escriba, ou mestre da lei de Moisés. Era um homem importante que tinha honra na sociedade e possivelmente era bem sucedido financeiramente. Jesus passou-lhe a informação de que não teria muita honra humana, nem aplausos, nem riquezas neste discipulado. Então a Bíblia silencia em relação a este homem dando a entender que ele não prosseguiu neste projeto por ser bastante comprometido com estas coisas. Ao ouvir Jesus dizer-lhe para deixar para trás suas riquezas a fim de segui-lo, baixou a cabeça e preferiu ficar com seu tesouro terreno. Basicamente Jesus fez a proposta: “escolhe o dinheiro ou a mim” e ele escolheu o dinheiro.Assim também muitos fazem hoje. Esta atitude faz com que a pessoa se auto dispense de ser discípula de Jesus, porque ela não quer ser transformada.

5. Exemplos de transformações na Bíblia.

Mateus (conhecido como Levi antes de seguir Jesus) de cobrador de impostos (publicano) passou a ser discípulo de Jesus, sendo ele o escritor do Evangelho de Mateus. Os publicanos, nome pelo qual eram conhecidos os cobradores de impostos, cobravam mais do que era devido retendo parte do dinheiro para si (Mt 9:9, Lc 5:27,28). Paulo de perseguidor dos cristãos transformou-se no apóstolo para os gentios. Graças a seu ministério o evangelho chegou ao Ocidente e, inclusive, até nós. Como símbolo da autoridade de Deus sobre ele, teve seu nome mudado: de Saulo (o Grande) para Paulo (o Pequeno) (At 9:1-19, 13:2,16, Rm 11:13, I Tm 2:7).

Conclusão.

Como ser transformado?! Primeiro, quando me entrego pra Jesus vem um poder junto com o evangelho que começa operar a mudança.  O “start” (início) é de Deus, porém a continuação da transformação é minha responsabilidade. Em Rm 12:2 diz “...transformai-vos”. Isto é uma ordem de Deus. Mas como podemos fazer isto? Paulo continua “pela renovação da vossa mente”. Primeiro tenho que renovar por dentro para depois transformar por fora. Mas porque preciso fazer isto? Para “que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Para a transformação começar a acontecer é preciso aceitar Jesus como senhor e ÚNICO mediador e salvador. Para o processo continuar preciso de praticar oração diária conforme os moldes bíblicos, ler diariamente a bíblia, estar em comunhão com os irmãos na fé e evangelizar.

Vanderlei Cardoso, pastor

24/06/2008

Veja Mais...

03/jun/2008

O Ponto Fraco.

 
19/mai/2008

O Retorno.