Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O Ponto Fraco

Estudos da Célula

O Ponto Fraco
 

Introdução.

Aproximadamente 2500 anos atrás um general chinês escreveu um livro que atravessou os séculos e chegou a nós. Sun Tzu em seu livro “A Arte da Guerra” descreve os princípios em como vencemos uma guerra. Ele coloca que uma das questões mais importantes para vencermos é reconhecermos nossos pontos fortes e os pontos fracos. Assim, todos que quiserem vencer precisam reconhecer e tratar com seus pontos fracos.

Todos nós temos pontos fracos e não podemos fazer pouco caso deles. Eles podem ser embriões hoje, mas se deixarmos vão crescer e se tornarão monstros amanhã. Nossos pontos fracos são nossos grandes e maiores inimigos. Podem começar com uma pequena falha, mas abrem caminho para um câncer incurável.

Assim como hoje acontece, na Bíblia vemos homens que foram completamente destruídos e outros passaram momentos de extrema vergonha por darem espaço a seus pontos fracos.

a.    Sansão, o grande juiz de Israel, foi destruído por ser leviano em relação às mulheres.

b.    Davi perdeu sua família por ser dominado por seus impulsos sexuais.

c.    Pedro negou Jesus e fez acepção de pessoas por ser medroso.

Grandes homens, lindos projetos, futuros brilhantes e histórias fabulosas foram abortados porque não foi dada a devida atenção para os pontos fracos que pessoas possuíam.

1.    Ponto Fraco – O que é?

a.    Nossos pontos fracos são nossos maiores inimigos. Pode ser o egoísmo, o individualismo, o orgulho, a vaidade, o adultério, a pornografia, a amargura, o medo, o ódio, a mentira, a irresponsabilidade, o descompromisso, a fofoca, a insegurança, a falta de disciplina em orar e ler a Bíblia ou qualquer coisa assim. O ponto fraco é como um filhote que quer ser alimentado constantemente para crescer e se tornar uma serpente mortífera. Ele é a porta de entrada para Satanás. Veja o caso de Judas Iscariotes “Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, um dos doze.” (Lc 22:3) O ponto fraco não quer permanecer pequeno, ser ignorado ou insignificante. Ele tem vida própria e quer crescer sempre que encontrar uma pequena oportunidade.

b.    Deus se esforça o máximo para nos alertar de nossos pontos fracos, como fez com Pedro: “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo” (Lc 22:31). Podemos descobrir e controlar nossos pontos fracos antes que outros percebam. Pedro foi alertado por Jesus, mas não deu a devida atenção: “Pedro respondeu: Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei! Respondeu Jesus: Asseguro-lhe que ainda esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará. Mas Pedro declarou: Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei ... Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia. Aí ele começou a se amaldiçoar e a jurar: Não conheço esse homem! Imediatamente um galo cantou. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: Antes que o galo cante, você me negará três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente.” (Lc 22:31; 26:33-35, 73-75)

2.    Ponto Fraco – O que ele faz?

a.    O seu ponto fraco tem o plano de dominar sua vida e destruí-la: “Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte” (Tg 1:15). Seu ponto fraco tem “parentes” e, se você permitir, ele não descansará até que um de seus “parentes” também esteja instalado em sua vida. Ex.: O adultério de Davi trouxe consigo o assassinato de Urias (II Sm 11:1-17). Ninguém tem apenas um ponto fraco. Seu ponto fraco convida outros para se unirem a ele.

b.    Seu ponto fraco fará com que você se aproxime e se una as pessoas erradas que toleram seu ponto fraco, permitindo que ele continue existindo. Estas pessoas são agentes enviados pelo inferno que estimularão e fortalecerão seu ponto fraco até que ele o destrua. Foi assim que aconteceu com Sansão que se uniu a Dalila, uma mulher pagã, que o traiu e fez com que perdesse todas suas forças (Jz 6:4-20). Seu ponto fraco também fará que você se afaste das pessoas certas, assim como aconteceu com Adão que se afastou de Deus quando pecou (Gn 3:8).

c.    Seu ponto fraco não permanecerá apenas em você, mas irá infectar as pessoas ao seu redor. Ele ficará cada vez mais forte. Ele considera você, seus sonhos, e seu futuro o seu grande inimigo. Ele fará tudo para destruí-los.

3.    Ponto Fraco – Como vencê-lo?

a.    Você não deve nunca justificar seu ponto fraco. Você precisa reconhecer que é fraco e sozinho não consegue vencê-lo. Você deve entender que o Pai celeste está ciente desta sua fraqueza, se importa com isso e quer ajudá-lo a aniquilá-lo: “Lembrou-se de que eram meros mortais, brisa passageira que não retorna.” (Sl 78:39).

b.    Seu ponto fraco não pode ser derrotado com humanismo, filosofias, força de vontade ou explicações. Se você conseguisse vencer sozinho seu ponto fraco, tudo o que Jesus fez teria sido desnecessário. Não precisaríamos nem do sangue de Jesus, nem do Espírito Santo. Você precisa confrontar seu ponto fraco com a Palavra de Deus: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.” (Sl 119:9). Seu ponto fraco precisa ser destruído, e não tolerado ou desfrutado ocasionalmente. Deus quer aprimorar seus pontos fortes e aniquilar seus pontos fracos.

c.    Deus permitirá que você desfrute de muitas vitórias. Ele dá várias oportunidades para que você se arrependa e busque libertação. Jesus disse: “Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram” (Mt 23:27). Estas vitórias acontecem mesmo quando seu ponto fraco está nos estágios iniciais. Você deve confrontar seu ponto fraco quando ele surgir pela primeira vez, quando ele ainda estiver pequeno. Você precisa matar seu ponto fraco um dia de cada vez. Não dê espaço para carne (Rm 13:14).

d.    Todos ao seu redor temem seu ponto fraco, pois sabem que pode estas fraquezas podem destruí-lo. Eles estão na expectativa que você vença seus pontos fracos. Sua vitória também significa vitória para eles. Quando Davi matou Golias toda nação foi beneficiada (I Sm 17:52,53).

Conclusão. Não seja amigo de seu ponto fraco. Não se envolva com ele. Na presença de Deus seu ponto fraco irá morrer. Seja inimigo de seus pontos fracos. Este é o segredo para realização de feitos extraordinários. Vencer seu ponto fraco traz recompensas incríveis para toda sua eternidade (Ap 3).

Ricardo Wagner, apóstolo - Inspirado nos escritos de Mike Murdock

03/06/2008

Veja Mais...

19/mai/2008

O Retorno.

 
25/fev/2008

Permanecendo No Foco!.