Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > Modelo de Sucesso (Parte 2)

Estudos da Célula

Modelo de Sucesso (Parte 2)
 

Introdução

Ser discípulo é ser um seguidor. Fazer discípulos é reproduzir nossa vida em outra pessoa. Fazer discípulos significa reproduzir o modelo de nossa vida na vida de outra pessoa. Se alguém não for modelo, não poderá fazer discípulos, pois fazer discípulo é reproduzir um modelo. Sem que se tenha e se seja um modelo, é impossível fazer discípulos.

1. A ordem suprema: "fazer discípulos"

De todos mandamentos que Jesus nos ensinou, a tarefa de fazer discípulos é a mais importante. Antes de Jesus ter subido aos céus, Ele deu uma ordem suprema aos seus discípulos. Jesus disse: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século" (Mt 28:19-20). Pelo que podemos observar, este foi a última orientação que Jesus deu a seus discípulos antes de subir aos céus, significando que esta direção era de suprema importância.

A Bíblia ensina que uma pessoa só ama a Jesus se guardar seus mandamentos. Jesus disse: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos." (Jo 14:15). A pessoa que guardar os mandamentos terá a manifestação poderosa de Deus em sua vida pois Jesus disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele." (Jo 14:21)

Quem quiser experimentar o poder de Deus em sua vida terá que obedecer os mandamentos de Deus. Quem obedece os mandamentos é aquele que ama a Deus. Como fazer discípulos é um dos principais mandamentos, somente poderá experimentar a manifestação poderosa de Jesus em sua vida quem fizer discípulos. Quem não faz discípulos não ama a Deus e não pode experimentar a glória de Deus em sua vida. Somente poderemos fazer discípulos se termos e formos modelo.

2. Chamado Existencial X Chamado Secundário

O chamado existencial é o principal chamado na vida de uma pessoa. Existem chamados que não podemos colocar de lado ou desprezar. O chamado secundário é um chamado menos importante e por isso é secundário. Quem der valor para seu chamado secundário sem que tenha cumprido o chamado principal e existencial está trocando aquilo que é de maior valor por aquilo que é de menor valor.

O chamado existencial de uma pessoa é o motivo para o qual ele foi criado. Um motivo para o qual fomos criados é para adorarmos a Deus. Paulo escreveu: "(Deus) nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado" (Ef 1:5-6) Quem não louva a Deus está deixando a essência de sua vida de lado.

Logo quando o homem foi criado, vemos Deus dando a ele sua comissão: "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra." (Gn 1:27,28) A multiplicação e domínio é um chamado existencial. Isto é: fomos criados para nos multiplicarmos e dominarmos (liderarmos). Quem não está fazendo isto está deixando de lado a essência de sua vida.

Fazer discípulos significa multiplicar-se e exercer liderança. Esta é a essência da vida. Quem não está fazendo isto está deixando de lado o motivo de sua criação. Quando escolhemos fazer coisas secundárias em detrimento ao seu chamado existencial, está deixando de lado o próprio motivo de sua existência. Aquele que se concentra em seu chamado secundário é alguém que não vive a vida plena que Deus determinou. Secundário é aquilo que não tem ligação direta com o resultado objetivo do cumprimento do chamado primário.

3. Precisamos zelar para continuarmos andarmos na essência da vida

O homem natural tende para as coisas da carne e do mundo. As motivação humanas são normalmente deturpadas pelo pecado. Os desejos da carne tendem para as coisas secundárias e terciárias. Satanás sempre tenta desviar a atenção dos homens para que sua vida se torne sem valor. Ele veio para destruir a vida. Sem que se faça aquilo que é essencial não há possibilidades de sermos felizes.

Por isso precisamos voltar para a essência e estarmos constantemente atentos para cumprirmos com aquilo que verdadeiramente é o sentido principal de nossa existência.

Conclusão e Aplicação

Ser modelo e andar num modelo faz parte da essência da vida de qualquer pessoa. Quem não viver numa dimensão de modelo não está vivendo na dimensão primária de sua vida. Nos desviamos facilmente para aquilo que é secundário, como nosso ministério, nossos prazeres e divertimentos. Nos distanciamos daquilo que é essencial. Como está sua vida? Sua prioridade está no essencial ou no secundário?

Ricardo Wagner, apóstolo

09/05/2006

Veja Mais...

18/abr/2006

O Que Dirige Sua Vida?.

 
05/abr/2006

Nossos Inimigos.

 
27/mar/2006

Terra de Gigantes.