Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > Terra de Gigantes

Estudos da Célula

Terra de Gigantes
 

"Ao cabo de quarenta dias, voltaram de espiar a terra, caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão.

Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos." (Nm 13:25-33)

A caminhada do povo de Israel em direção a terra prometida (Canaã) é a figura da caminhada do povo de Deus em direção as promessas de Deus, ao domínio do Reino de Deus, a uma situação que "mana leite e mel".

Quando o povo de Israel estava para entrar na terra prometida enfrentou várias situações que nos servem de paralelo quando vamos a caminho daquilo que Deus nos prometeu.

1. Sempre nos deparamos com gigantes quando vamos em direção as promessas de Deus.

Existiam em Canaã muitos gigantes. Eles vinham de famílias e tribos distintas.

Os Anaquins habitavam na região de Hebrom, parte central de Canaã (Nm 13:22).

Os Anaquins também habitavam na região da Filistia, região sul de Canaã (I Sm 17:4).

Os Refains viviam na terra de Ogue, ao norte de Canaã (Js 12:4-5).

Os Emins habitavam na região de Moabe, leste da terra de Canaã (Dt 2:10-11).

Os Zanzumins e os Zuzins habitavam na região de Amon, também leste de Canaã (Dt 2:19-21; Gn 14:5).

Toda terra de Canaã estava cercada e habitada por gigantes (em hebraico nefilins). Em todos os lados haviam gigantes (com exceção do oeste, onde está o mar Mediterrâneo). Em toda Bíblia só encontramos referência de gigantes em torno de Canaã. Em nenhuma outra terra havia gigantes.

Quando vamos em direção as coisas boas de Deus nos deparamos com impedimentos tremendos. Satanás coloca seus gigantes (demônios) ao redor daquilo que Deus nos prometeu para nos impedir de chegar lá. Ao redor das coisas ruins não existem gigantes. Somente em torno das coisas boas existem dificuldades. As coisas ruins não são difíceis de alcançar. Tudo é facilitado quando vamos em direção das coisas ruins. Mas ao redor das coisas boas estão os impedimentos. Os gigantes se concentram ao redor das promessas de Deus para impedir que as conquistemos.

Quem quisesse entrar e conquistar Canaã, terra que mana leite e mel, teria que enfrentar os gigantes. Quem quiser alcançar as promessas de Deus para sua vida terá que enfrentar gigantes. Terá que enfrentar grandes dificuldades. Não existe outra forma. Ou me disponho a enfrentar gigantes ou nunca conquistarei aquilo que para mim está destinado.

2. Os gigantes são fortes, mais fortes que nós.

O gigante Golias que lutou com Davi tinha quase 3 m de altura. A couraça que usava pesava em torno de 70 Kg e somente a ponta de sua lança pesava 8,5 Kg (I Sm 17:4-7).

A Bíblia relata que Ogue, rei de Basã, um gigante da família dos refains, dormia numa cama de ferro de 4 m de comprimento e quase 2 m de largura (Dt 3:11).

A Bíblia também relata de um gigante em Gate "que tinha em cada mão e em cada pé seis dedos, vinte e quatro ao todo" (II Sm 21:20)

Quando os israelitas se depararam com os gigantes, se amedrontaram dizendo que aquele povo era mais forte que eles (Nm 13:31). Usaram uma metáfora dizendo: "éramos ... como gafanhotos" ao se compararem com os gigantes que viram (Nm 13:33).

Normalmente as dificuldades que enfrentamos ao querermos alcançar as promessas de Deus são muito grandes. Satanás coloca gigantes por todos os lados, dando-nos uma impressão de impossibilidade. O medo e a incredulidade diante destes gigantes podem fazer com que uma pessoa recue e desista do seu destino ao perceber estas barreiras.

3. Os maiores gigantes não estão fora de nós, estão dentro.

Como vimos anteriormente, um gigante tinha uma estatura de no máximo 2 vezes em relação a um homem normal. Porém os 10 espias incrédulos disseram: " éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos" (Nm 13:33). A comparação que fizeram foi como se os gigantes tivessem uma estatura 100 vezes maior.

Se não bastasse isto, ainda disseram que as cidades eram "fortificadas até os céus"!!! (Dt 1:28; Nm 13:28) Os muros de Jericó também não eram tão grandes. Tinham cerca de 3,6 m de espessura e 9 m de altura. Isto é o que os 10 espias interpretaram como sendo "até aos céus!" O medo leva as pessoas a sentirem-se completamente incapazes e os problemas se multiplicam de tamanho.

Eles se percebiam tão incapazes, tão incrédulos, que o tamanho dos gigantes e os impedimentos de entrar na cidade se multiplicaram.

Na verdade o maior gigante estava dentro deles, na forma que eles viam e percebiam a situação. O medo com que foram acometidos ao se depararem com os gigantes foi algo espantoso. Este medo levou-os a ver a situação ainda mais difícil do que realmente era.

4. Podemos apenas vencer todos os gigantes (internos e externos) com fé.

Os israelitas não puderam entrar na terra por causa que não confiaram no seu Deus. Basearam suas conquistas nas suas capacidades e não no poder de Deus. O autor de Hebreus diz a respeito do povo de Israel: "não puderam entrar por causa da incredulidade." (Hb 3:19)

Eles se desesperaram, lamentaram e murmuraram diante daquela situação (Nm 14:1-2). Mal sabiam eles que Deus já havia colocado no coração do moradores de Canaã um pavor diante dos filhos de Israel e já estavam desfalecidos (Ex 23:27; Dt 2:25). A vitória estava nas mãos de Israel. Mas eles não foram capazes de crer nas promessas e no poder do seu Deus.

O primeiro gigante a ser vencido não são os gigantes externos, as dificuldades e os impedimentos. O primeiro gigante que temos que enfrentar e combater é o gigante interior. Os medos, a incredulidade, a insegurança, a baixa auto-estima, o sentimento de inferioridade e incapacidade, etc. Quem não for capaz de vencer estes gigantes interiores, nunca vencerá os gigantes externos.

Josué e Calebe creram desde o início que poderiam vencer os gigantes daquela terra (Nm 14:6-9). Pela fé é que as muralhas de Jericó ruíram e os filhos de Israel invadiram e conquistaram a terra prometida (Hb 11:30).

Mesmo que Satanás coloque os maiores gigantes ao nosso redor, quando temos uma promessa de Deus, podemos estar certos que ela terá que se cumprir. Diante da fé todos os muros terão que cair e todos gigantes serão destruídos. Ninguém e nada poderá impedir um homem com fé no seu Deus diante do destino a ele estabelecido. Josué e Calebe destruíram todos gigantes. Nós também venceremos e conquistaremos aquilo que para nós está destinado.

" Naquele tempo, veio Josué e eliminou os anaquins da região montanhosa, de Hebrom, de Debir, de Anabe, e de todas as montanhas de Judá, e de todas as montanhas de Israel; Josué os destruiu totalmente com as suas cidades. Nem um dos anaquins sobreviveu na terra dos filhos de Israel." (Js 11:21-22)

Conclusão e Aplicação

Existe uma Canaã destinada a cada pessoa. Uma Canaã onde há abundância. Um lugar que deve ser conquistado por cada um. Porém existirão muitas dificuldade para entrarmos na terra. É necessário entendermos que venceremos os gigantes pelo poder de Deus. Qual o gigante interior que nos está impedindo de entrarmos na plenitude de Deus destinado a nossas vidas. O que eu vejo como meu maior desafio a ser vencido para poder destruir todos gigantes que com certeza se levantarão para me impedir de alcançar a minha terra que mana leite e mel.

Ricardo Wagner, apóstolo

27/03/2006

Veja Mais...

07/mar/2006

Aliança (Parte 3).

 
01/mar/2006

Aliança (Parte 2).

 
22/fev/2006

Aliança (Parte 1).