Rdio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > Modelo de Sucesso (Parte 1)

Estudos da Célula

Modelo de Sucesso (Parte 1)
 

Texto Base

 Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós.” (Fp 3:17) 

Introdução

Qual a fórmula mais rápida para se alcançar o êxito? Esta tem sido a pergunta que muitos tem feito continuamente. Muitos estudos a nível acadêmico têm sido realizados para se poder orientar qual a maneira de se alcançar o êxito, e de que forma chegar lá mais rapidamente. Muitos tentam a vida inteira encontrar o caminho para o êxito. Porém Deus em sua palavra nos orienta claramente como chegar lá. Segundo a Palavra de Deus o caminho mais curto para o êxito é seguindo um modelo.

1. O que é um modelo?

Segundo o dicionário Aurélio um modelo é “algo destinado a ser reproduzido por imitação”. Viver de acordo com um modelo é imitar os princípios que uma pessoa tem em sua vida. É olhar para ela e seguir seus passos.

a.       A Bíblia nos fornece vários modelos. O principal deles é Jesus. Jesus serviu de modelo para o apóstolo Paulo. Paulo disse: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (I Co 11:1) Paulo também escreveu que os habitantes de Tessalônica eram imitadores dele e de Cristo: “Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor” (1 Ts 1:6a)

b.       Não apenas Jesus era um modelo a ser imitado, mas o próprio apóstolo Paulo, ao imitar Jesus, se tornou um modelo para aqueles que crêem. Ele disse: “Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.” (I Tm 1:16) Paulo sabia que tinha sido chamado para ser modelo para outras pessoas. Isto significava que os que vinham atrás dele deveriam imitar aquilo que viam em Paulo.

c.       Como os habitantes de Tessalônia imitavam a Jesus, a Paulo e as igrejas da Judéia, eles automaticamente se tornaram modelo a ser imitado pelas outras pessoas. Paulo escreveu a respeito deles: “de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.” (1 Ts 1:7), pois, como Paulo escreveu, “vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia em Cristo Jesus” (1 Ts 2:14) 

Da mesma forma como os habitantes de Tessalônica fizeram, imitando Jesus, a Paulo e as igrejas da Judéia, quando imitamos a Jesus e ao nosso líder também nos tornamos modelos para outros nos imitarem. Só podemos ser modelos de êxito se imitarmos aquele que teve o maior êxito da humanidade, aquele que venceu a morte e o inferno (Ap 1:18).

2. Modelo X Experiência

Existem outras formas de buscarmos o êxito. A maneira mais comum é através da experiência (ou como também é conhecido: o processo de “tentativa e erro”). Tentativa e erro é experimentar várias coisas para ver o resultado que se alcança através destas tentativas. As conseqüências desta forma de chegar ao êxito são desastrosas.

a.       Primeiramente a pessoa gasta suas energias naquilo que provavelmente não trará resultado positivo nenhum. Seu esforço é direcionado para aquilo que não trará resultado verdadeiro para sua vida.

b.       Segundo, a pessoa perde um tempo precioso arriscando por caminhos que não a levarão ao sucesso.

c.       Terceiro, a pessoa ficará desacreditada e desanimada, pois depois de tentar tantas coisas e não ter encontrado uma saída, perderá as forças para continuar lutando e desfalecerá.

3. Porque as pessoas vivem na tentativa e erro e não imitam modelos

Primeiramente as pessoas não imitam um modelos por falta de modelos. Quando não se tem modelos de êxito cada um procura aquilo que é de si próprio. Mas porque havendo um modelo as pessoas ainda continuam na tentativa e erro?

a.       O principal motivo é o orgulho e a rebeldia. A pessoa orgulhosa não consegue se submeter a outra pessoa e muito menos obedecer. Nunca se tornará um discípulo, pois o discípulo é um seguidor. Olhe para qualquer pessoa rebelde e você estará olhando para uma pessoa derrotada. Olhe para qualquer pessoa orgulhosa e você estará olhando para alguém que enfrentará a desgraça. A Bíblia diz em Provérbios 16:18:  A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.”

b.       Outro motivo é a indolência. Indolência é indiferença. Algumas pessoas são indiferentes ao chamado de Deus. Imitar um modelo e ser um modelo não é questão de escolha é ordem. Paulo não fez um pedido, mas ordenou a que o povo fosse seu imitador. A indiferença levará muitos ao inferno. “Para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.” (Hb 6:12)

Conclusão e Aplicação

Na visão que estamos andando temos um modelo de sucesso. Temos que seguir a risca este modelo. Se andarmos fielmente no modelo nos tornaremos também um modelo de sucesso e seremos seguidos. Você está seguindo o modelo? Se você não está seguindo o modelo também você não é um modelo e não pode ser seguido.

 

Ricardo Wagner, apóstolo

01/05/2006

Veja Mais...

18/abr/2006

O Que Dirige Sua Vida?.

 
05/abr/2006

Nossos Inimigos.

 
27/mar/2006

Terra de Gigantes.