Rádio Online
 
 
pub
Home > Rede Apostolica > Estudos da Célula > O que te Move e o que te Paralisa na Obra do Senhor

Estudos da Célula

O que te Move e o que te Paralisa na Obra do Senhor
 

Introdução. Há coisas que geram a bênção de Deus, outras apressam a bênção e outras ainda que atrasam ou paralisam a bênção sobre nós. Há coisas que nos fazem ir além outras nos fazem cair. Quais são as coisas que mais derrubam e paralisam homens de Deus? Quais são as coisas que mais movem os homens de Deus?

1- O que paralisa um homem de Deus. a) A independência, rebelião e desobediência paralisam um homem de deus vitorioso. 1Sm 15: 23b O SENHOR o rejeitou como rei porque você rejeitou as ordens dele. Aqui temos um homem que foi paralisado no momento de maior bênção e prosperidade. Saul teve um início de reinado muito humilde, porém Deus o abençoou e veio a ser um rei consolidado e vitorioso. O perigo do sucesso é esquecer a quem se deve honra e submissão. Saul teve atitude independente de Deus e do profeta que era sua autoridade e o resultado foi que perdeu seu reino.

b) Baixa auto-estima pode paralisar um homem de Deus. Jr 1:6-8 Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR. Deus precisou mudar a auto-imagem que Jeremias tinha de si para que não fosse paralisado. Não diga algo negativo de você mesmo! não sustente as muralhas que te prendem com baixa auto-estima. Enquanto acreditamos que não somos capazes nós mesmos construímos e sustentamos barreiras que nos prendem.

c) Auto-estima muito elevada, soberba, orgulho paralisa um homem de Deus. Is 14:13-14 Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Por cinco vezes nesta passagem tem o pronome “eu”. Quando um líder começa a falar muito o pronome “eu” é perigoso. Cuidado com a saturação de falar de suas experiências e seu testemunho para as mesmas pessoas, quando elas percebem que a palavra eu está muito em evidência elas têm a impressão que você quer se sobrepor a elas e que sua experiência é mais válida que as experiências delas e o orgulho espiritual começa aparecer.

2- O que move um homem de Deus. a) Senso de destino. Js 14: 6 Chegaram os filhos de Judá a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti. Calebe sabia o que Deus tinha prometido a ele. Quando sabemos o que Deus tem para nós e perserarmos nisto, nada nos demove do projeto. Js 14: 10-11  Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos.  Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar. Uma pessoa que conhece seu chamado em Deus ainda que venha a ter dificuldades, como a velhice de Calebe, vai se mover até o fim para buscar a bênção.

b) Compromisso com o Reino. João 12:6 Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava. Judas representa aquele que tem compromisso consigo mesmo e com seu egoísmo. Ele fazia teatro para parecer alguém que se importasse com o Reino de Deus, porém sua maior preocupação era consigo mesmo, porém seu final foi trágico e melancólico. Pedro tinha compromisso com o Reino. Mt 26:75 E, saindo dali, chorou amargamente. Num momento dramático da vida Pedro foi resgatado pelo senso de compromisso com o Reino de Deus. O compromisso com o Reino de Deus vai fazer a diferença em momentos de crise. Se nos desertos da vida eu tiver compromisso com algo maior, vou lutar e resistir a fim de alcançar o objetivo, mas se o compromisso for só comigo mesmo, é possível que morra no deserto. Saiu do deserto quem tinha senso de destino para a terra de Canaã e quem tinha um compromisso com o povo de Deus, com Moisés e com as futuras gerações.

3- Um momento de decisão.  a) Sacrifício. Marcos 8:34  Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.Sacrifício e doação pode ser um momento de paralisação ou de avanço para um novo nível.  b) A desistência. João 6: 66-68  À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna. No momento em que Jesus chamou os ouvintes para um sacrifício maior só restaram os doze. Por coincidência ou não João 6:66 diz À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. 666 é a marca do anticristo e em Jo 6:66 (666) os discípulos abandonam Cristo evitando o sacrifício e a doação própria. O sacrifício cumprido. Gn 22: 9-12 Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. Pois agora sei que temes ao Senhor! Esta afirmação nos faz pensar que mesmo depois de servir o Senhor por longos anos Deus ainda precisa saber se nós amamos e tememos a ele. E Como se percebe isto? Quando é exigido um sacrifício e este é feito. Será que quando Deus exigir um sacrifício nosso como pregar o evangelho, ir para outra cidade pregar, abrir a casa para uma célula, ser líder de uma célula, ofertar, dizimar, sendo qual for o sacrifício, será que Deus nos verá negando o nosso Isaque? Será que terei a coragem de sacrificar? O momento do sacrifício pode nos paralisar ou nos mover. O jovem rico foi paralisado diante do desafio de sacrificar suas finanças. Ele baixou a cabeça e foi embora. Será esta a nossa atitude? Ouvir esta palavra baixar a cabeça e ir embora? Não! Nós reagiremos bem ao sacrifício e seremos movidos por ele. Amém!

01/08/2012

Veja Mais...

27/jun/2012

Pra Valer a Pena Viver.