Rádio Online
 
 
pub
Home > Rede Apostolica > Estudos da Célula > Nossa Missão Como Levitas

Estudos da Célula

Nossa Missão Como Levitas
 

O antigo testamento é uma excelente escola por meio de figuras e tipologias. Uma delas é a tipologia de Levi comparado com o servo de Deus dos nossos dias. Levi nasceu com uma missão. Quando foi gerado a esperança era de que ele cumprisse uma missão nada fácil. A missão de Levi do antigo testamento é a nossa missão hoje.

Fazendo o comparativo.

São chamados de levitas na igreja as pessoas que trabalham no serviço do Senhor, principalmente os músicos, mas a maioria das pessoas não sabe o que é ser um levita. Isto, por não compreenderem qual era o papel de Levi na vida de Jacó seu pai e Lia sua mãe.

Levi do Hebraico LÊWI ligado a raiz IÃWÂ significa JUNTAR , ou ainda HILLAWEH que significa UNIR.

Gn 29:34, Outra vez concebeu Lia, e deu à luz um filho, e disse: Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos; por isso, lhe chamou Levi.

Levi significa unir, se trata da união do esposo com a esposa. Tipologicamente falando podemos concluir que os levitas têm a responsabilidade de unir a Esposa (Igreja) ao esposo (Deus).

Podemos usar o termo Levita para quem não é da tribo de Levi?

Havia um moço de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita e se demorava ali. (Juízes 17:7). O levita de Mica veio de Belém e era da família de Judá. Como poderia ser ele levita sendo de Judá e não da tribo de Leví. Levi era um dos doze filhos de Jac+o que se tornaram as doze tribos de Israel. A tribo de Levi se tornou responsável pelo serviço no templo. Se tornou a tribo sacerdotal. Hoje o sacerdócio não está sobre responsabilidades de pessoas ou tribos especiais, todos nós somos sacerdotes de Deus, 1Pe 2:9. Tipologicamente o Levita do Velho testamento nada mais é do que a figura do servo do novo testamento, que se consagra e assume a posição de levita para conduzir o tabernáculo do Senhor. Como Levi nasceu para unir o pai Jacó com a mãe Lia, assim nós nascemos e fomos escolhidos para unir Deus com o povo e o povo com Deus.

Edificar a casa de Deus. O papel dos levitas como ministros do tabernáculo era de cooperarem na construção do tabernáculo. Levi foi separado por Deus, e colocado sob a responsabilidade de desmanchar, transportar e erigir o tabernáculo. Hoje edificar a casa de Deus é lidar com pessoas, é evangelizar, libertar, testemunhar.

Interceder. Além de serem servos e trabalharem na casa de Deus, os levitas serviam também como uma espécie de pára-choque para protegerem as demais tribos israelitas da indignação de Deus, (Nm 1: 47-54). Todas as pessoas que não se identificarem com a obra da cruz, não se converterem serão alvos da ira de Deus no Juízo final, pois Deus lhes providenciou tão grande salvação em Jesus Cristo e não aceitaram a justificação vinda de Deus. Mas para alguém aceitar a justiça de Deus que é Jesus crucificado por nossos pecados, é preciso que alguém interceda por esta pessoa, ore por ela e pregue o evangelho, Rm 10:13-17.

Mt 5:14-16, Jesus disse que nós somos a luz do mundo, mas esta luz não nos serve apenas para termos uma lanterninha e iluminarmos nosso caminho para sermos felizes, esta luz nos serve para iluminar o cainho de muitas pessoas. A intenção de Deus de fazer brilhar sua luz sobre nós é que iluminemos o caminho das pessoas para que elas encontrem Jesus.

Ser levita é trazer Deus para minha família e levar minha família para Deus. É trazer Deus para minha cidade e levar minha cidade para Deus. Deus quis que nós fôssemos os agentes deste encontro entre nossos familiares e amigos com Ele, como Levi nasceu com a missão de unir Jacó com Lia, o marido com a esposa, assim nós nascemos para isto, para unir Cristo (o noivo) com a Igreja que são as pessoas, (com a noiva).

Vanderlei Cardoso, pastor

27/02/2005

Veja Mais...

16/fev/2005

Marcas Espirituais.