Rdio Online
 
 
pub
Home > Rede Apostlica > Palavras Poderosas (Parte 9) – Palavras Proféticas Geram Discípulos de Excelência

Rede Apostlica

Palavras Poderosas (Parte 9) – Palavras Proféticas Geram Discípulos de Excelência
 

Texto Base

“Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração”. (II Pe 1:19)

Introdução

Aquilo que Deus usa para gerar, criar ou trazer alguma coisa a existência é a palavra profética. Palavras naturalmente são poderosas. As palavras levantam e derrubam. Fazem alguém se sentir amado ou odiado. Através das palavras nos comprometemos e nos descomprometemos. Nossas palavras delatam nossa credibilidade ou nossa instabilidade. Conhecemos os homens por suas palavras. Mateus 12:37 diz que “pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.” A palavra salva e a palavra leva a condenação.

Apesar de as palavras serem muito poderosas, elas por si, não produzem milagres. Para que algo seja gerado milagrosamente, esta palavra precisa ser uma palavra profética. A palavra profética é a palavra dita segundo a vontade de Deus. É declarar aquilo que Deus declara. É dizer aquilo que Deus está dizendo.  A palavra profética não é simplesmente uma palavra lançada frivolamente no ar. A Palavra profética é a palavra de Deus. E é a palavra de Deus que produz os milagres. Assim, quando liberamos uma palavra profética estamos liberando a palavra de Deus e as coisas vêm a existência.

1. Homens são gerados pela palavra profética

Não apenas coisas vêm a existência pela palavra profética, bem como circunstâncias são mudadas, eventos acontecem ou deixam de acontecer e até a natureza muda seu curso.

Porém, de tudo o que pode acontecer através da palavra profética, o que mais tem valor é a geração de homens segundo a vontade de Deus. Quando Deus precisou de alguém para alertar seu povo sobre a situação calamitosa que viviam e as conseqüências que estavam para vir em função daquele comportamento pecaminosos, Ele teve que gerar um profeta pela sua palavra como diz as Escrituras: “A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.” (Jr 1:4-5)

Mesmo que Jeremias se achasse incapaz, parecendo não querer aquela identidade, isto não era mais possível. Deus já o havia gerado e o estabelecido como profeta as nações. Não havia possibilidade de mudança. A palavra estava lançada e o destino de Jeremias já estava estabelecido como diz: “Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás.” (Jr 1:6-7)

Quando Jeremias havia sido gerado pela palavra de Deus, ele recebeu a incumbência de estabelecer as coisas pela palavra profética: “Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.” (Jr 1:9-10) O Senhor Deus tocou a boca de Jeremias para ele declarar a palavra profética e fazer com que as coisas acontecessem.

2. Jesus gerou seus discípulos pela palavra profética

Jesus precisava gerar homens dentro de um novo modelo. A matéria prima que ele tinha parecia não ser muito boa. O homem que liderou a pregação do Evangelho depois de Jesus ter subido aos céus era um homem muito instável. Mas Jesus gerou um novo homem em Pedro através da palavra profética liberada sobre ele.

a.   Jesus estabeleceu o destino profético de Pedro mudando seu nome, determinando assim que ele seria uma rocha de fundamento. “Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).” (Jo 1:42)

b.   Jesus estabeleceu o chamado de Pedro através de uma palavra profética liberada sobre ele. “Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.” (Lc 5:10b)

c.   Jesus estabeleceu a grandeza do caráter de Pedro através de uma revelação profética sobre sua vida. “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16:18)

d.   Jesus interferiu na vida particular de Pedro (nos seus negócios) através de uma palavra profética e o fez prosperar. “Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar.” (Lc 5:4)

e.   Jesus cuidou de Pedro através de uma revelação profética de como Satanás o queria destruir. “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!” (Lc 22:31)

f.    Jesus previu a falha de Pedro através de uma palavra profética. “Respondeu Jesus: Darás a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes.” (Jo 13:38)

g.   Jesus estabeleceu o destino final de Pedro através de uma palavra profética. “Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus.” (Jo 21:18)

Conclusão

Se quisermos produzir verdadeiros discípulos com um destino divino, temos que gerá-los através da palavra profética. Jesus desenvolveu a confiança em Pedro (que ele não tinha), encorajou-o e levou-o a uma cultura de sucesso e vitória através das palavras proféticas declaradas sobre ele. Geramos aquilo que falamos profeticamente. Todo bom discipulador produz profeticamente as características em seus discípulos, mesmo que no início pareça que seja impossível. Geramos o milagre pela palavra profética.

 

Ricardo Wagner, apóstolo

22/05/2007

Veja Mais...

12/abr/2007

Quando Deus Pergunta.