Rádio Online
 
 
pub
Home > Rede Apostólica > O poder do testemunho

Rede Apostólica

O poder do testemunho
 

Introdução. A palavra de Deus dá a receita para a vitória espiritual. Em Apocalipse 12:11diz: Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Aqui, duas causas são apontadas para a vitória; uma é o sangue de Jesus que foi derramado na cruz para a nossa vitória, outra é a palavra do testemunho. Quando somos testemunhas de Deus significa que estamos comprometidos com Ele, e então Ele se compromete com nossa vitória. Comente sobre o que você achou dos testemunhos do culto de domingo! Qual te marcou mais?

1. JESUS NOS DESAFIA A CRESCER MEDIANTE O TESTEMUNHO. Os discípulos tinham estado durante três anos e meio ouvindo as palavras e vendo as ações de Cristo, inclusive Sua morte e ressurreição. Quando Jesus estava para retornar ao céu, Ele comissionou os discípulos a serem Seus representantes aqui na terra: Mas RECEBERÃO PODER quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e SERÃO MINHAS TESTEMUNHAS... até os confins da terra (Atos 1:8). Como cristãos, nós também precisamos testemunhar sobre a ressurreição de Jesus em virtude de termos experimentado Seu poder renovador em nossas próprias vidas. Deus tem nos dado um papel importante a desempenhar e este papel é ser sua testemunha. A razão é que o testemunho é uma parte vital do nosso crescimento pessoal. A fim de manter nossa fé saudável, ela precisa ser expressa.

2. SOMOS TESTEMUNHAS DE CRISTO PELA MANEIRA QUE VIVEMOS. Um jovem que havia crescido num lar onde freqüentemente sofria abusos certa vez comentou: "Usando como exemplo os meus pais, criei em minha mente uma imagem distorcida de Deus; eu nunca tinha tido o exemplo de alguém visível que me amasse". As pessoas ao nosso redor precisam desesperadamente de alguém que lhes dê uma imagem correta de quem é Deus. Elas precisam de alguém "visível" que lhes mostre as qualidades de Deus. Nosso sermão mais poderoso freqüentemente é pregado pela maneira pela qual vivemos. Antes que a pessoa saiba o quanto você sabe, ela precisa saber o quanto você se importa com elas. Pedro nos diz: VIVAM entre os pagãos [não cristãos] de MANEIRA EXEMPLAR para que... OBSERVEM AS BOAS OBRAS QUE VOCÊS PRATICAM E GLORIFIQUEM A DEUS... pois, também, CRISTO SOFREU NO LUGAR DE VOCÊS, DEIXANDO-LHES EXEMPLO, PARA QUE SIGAM OS SEUS PASSOS (I Pedro 2:12, 21). Cristo sofreu no Calvário por nós, e assim nos deu o exemplo muito claro do que é amor altruísta. Esse amor, reproduzido em nós pelos atos de amor para com os outros, pode se tornar uma poderosa força para levar os não crentes aos pés de Cristo.

3. TESTEMUNHAMOS DE CRISTO PORQUE PENSAMOS SOBRE ISSO. Lucas 6:45 O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração. Quando o Diabo tentou a Jesus no deserto com seus apelos com respeito ao apetite, ao orgulho e à presunção, Jesus foi bem sucedido nas respostas porque citava as Escrituras (Mateus 4:4, 7, 10). Cristo estava preparado porque tinha abastecido Sua mente com verdades bíblicas. Nossa mente é o verdadeiro campo de batalha onde as lutas são vencidas ou perdidas. Porque, como imagina em sua alma, assim ele é Provérbios 23:7. Os cristãos que estão crescendo na fé vêem os outros da maneira que o céu os vê: concentrando-se sempre nas boas qualidades que estão buscando desenvolver. As coisas com que alimentamos nossa mente fazem diferença em nossa vida. Se colocarmos lixo, sairá lixo. Se alimentarmos nossa mente com a Palavra de Deus, uma vida semelhante a de Jesus será o resultado.

4. TESTEMUNHAMOS DE CRISTO PELA MANEIRA QUE AGIMOS. Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo - cobiça da carne [apetite], cobiça dos olhos [amor às coisas do mundo] e a ostentação de bens [orgulho] - não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (I João 2:15-17). Satanás trabalha muito para tornar atrativo aos santos de Deus os pecados mais destrutivos e os piores hábitos. Os anúncios publicitários para bebidas alcoólicas mostram apenas pessoas jovens, bonitas, bem sucedidas e intensamente felizes. Nunca vemos alguém que lembra uma figura patética vomitando num saco de papel depois de ter tomado várias cervejas. Com o que entramos em contacto em nossa vida, até mesmo o tipo de entretenimento que escolhemos, impacta nossa vida espiritual. Precisamos estar conscientes de que estamos alimentando nossa mente. Não porei coisa injusta diante dos meus olhos (Salmo 101:3).

5. TESTEMUNHAMOS DE CRISTO PELA NOSSA LIBERALIDADE. O Pastor H.M.S. Richards conta que certa vez, quando ia batizar um novo cristão, ele percebeu que o homem tinha uma bolsa de moedas bem cheias em seu bolso. O pastor perguntou se ele havia se esquecido de deixar o dinheiro no quarto onde trocara de roupa. "Minha carteira e eu seremos batizados juntos", explicou o homem. Ele havia entendido o verdadeiro espírito do cristianismo - dar para ajudar aos outros. Os cristãos crescem quando são liberais e ajudam os outros. É por isso que o próprio Jesus disse: "Há maior felicidade em dar do que em receber" (Atos 20:35). O que damos a fim de fazer avançar o reino de Deus retorna em valor eterno.

Ao dar, lembre-se que "do Senhor é a terra e tudo o que nela existe" (Salmo 24:1), incluindo o ouro e a prata (Ageu 2:8). Nós mesmos pertencemos a Deus, pois Ele nos criou e nos resgatou dos nossos pecados pagando o preço pelos nossos pecados com Seu sangue (I Coríntios 6:19, 20). Tudo o que temos pertence a Deus, pois é Ele que nos dá a "capacidade de produzir riqueza" (Deuteronômio 8:18).

Aplicação. Cristo nos deu tudo, e nos pede apenas que entreguemos nosso coração completamente a Ele. Fazendo isso, poderemos testemunhar pela maneira pela qual vivemos, agimos e somos liberais para com os outros. Por que não descobrir nesta semana a alegria de testemunhar sobre Cristo para os outros e assim crescer em Sua maravilhosa graça?

 Vanderlei Cardoso, pastor

23/02/2010

Veja Mais...

09/dez/2009

Quem é meu piloto?.