Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > Vale de Refain, Vale de Conquista

Estudos da Célula

Vale de Refain, Vale de Conquista
 

Texto Base.E os filisteus vieram, e se estenderam pelo vale de Refaim. E Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas minhas mãos? E disse o SENHOR a Davi: Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos. Então foi Davi a Baal-Perazim; e feriu-os ali Davi, e disse: Rompeu o SENHOR a meus inimigos diante de mim, como quem rompe águas. Por isso chamou o nome daquele lugar Baal-Perazim.” (II Samuel 5:18-20)

Introdução

Quando você pede um grande futuro, Deus coloca um grande inimigo a sua frente. Quando você ora a Deus para viver todo projeto que Ele tem para sua vida e quando você quer receber todas as suas bênçãos e seus milagres, então o SENHOR te levará para o Vale de Refaim.

O Vale de Refaim é um vale de gigantes. É um lugar cercado por gigantes. Então quando você quer viver integralmente o projeto de Deus, você terá que enfrentar muitos gigantes. No Vale de Refaim, Deus coloca-nos frente a frente com nossos gigantes: medos, enfermidades, problemas familiares, orgulho, soberba, altivez, problemas financeiros, problemas de caráter, dificuldades ministeriais, independência... Você terá que ser um perito em derrubar gigantes. Serás conhecido como exterminador de gigantes.

Deus tem nos chamado a sermos a geração de Davi, a geração de conquista. Então temos que ser como Davi, um destruidor de gigantes, pois os gigantes são promoções para aqueles que os enfrentam, enquanto é barreira para aqueles que não os enfrentam.

1-  José. José recebeu da parte de Deus o sonho de ser um grande governador. A primeira etapa no treinamento que Deus lhe deu para chegar a ser o primeiro ministro da fazenda da história, foi permitir que os irmãos de José o vendessem como escravo. José teve que enfrentar os gigantes do ciúme, do orgulho, da independência. Só após vencer esses gigantes ele passou a estar na posição que Deus tinha para ele estar. 

2-  Daniel. Deus chamou Daniel três vezes de amigo. Daniel era fiel a Deus, mas para cumprir com o projeto de Deus para sua vida, teve que vencer gigantes. Para que todo o reino soubesse quem era seu Deus, foi necessário ir para a cova dos leões. Após vencer estes gigantes, foi colocado como o segundo governador em sua nação. Talvez você ache que Deus se esqueceu de você, devido aos gigantes que estás enfrentando. O que o SENHOR está fazendo, permitindo que você enfrente estes gigantes, é preparar-te para a posição que ele tem para ti.

3-  Davi. Quando observamos a vida de Davi, identificamos nele um exterminador de gigantes. Primeiro ele teve que vencer a rejeição de sua família por ser um filho bastardo. Teve que enfrentar toda ira de seus irmãos, e a complacência de seu pai em não se posicionar para defendê-lo. E quando cuidava das ovelhas de seu pai, serviço mais humilhante da casa, teve que enfrentar um urso e um leão. Mas a grande promoção de Davi foi o gigante Golias. Antes de Davi enfrentar a Golias, ele não passava de um pastorzinho de ovelhas. Mas quando venceu a Golias, foi reconhecido por toda a nação. Você quer ser um grande vencedor, ter um grande futuro? Então terás que enfrentar muitos gigantes. Muitos inimigos terás que derrotar. Depois veio Saul. Davi teve que enfrentar toda a perseguição do rei, devido ao ciúme que este tinha de Davi. Depois veio Absalão e todos os problemas com seus filhos. Em todas estas situações Davi esteve figurativamente no Vale de Refaim – vale de gigantes. Mas verdadeiramente ele é o guerreiro que nos deu modelo em como passar por Refaim. 

E os filisteus vieram, e se estenderam pelo vale de Refaim. E Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas minhas mãos? E disse o SENHOR a Davi: Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos. Então foi Davi a Baal-Perazim; e feriu-os ali Davi, e disse: Rompeu o SENHOR a meus inimigos diante de mim, como quem rompe águas. Por isso chamou o nome daquele lugar Baal-Perazim.” (II Samuel 5:18-20)

a. Deus não te deixa só nesta batalha. Quando você passa por este vale de gigantes, Deus não quer te deixar sozinho. Se você o consultar, como Davi fez, e o convidar para estar junto de você, Ele estará contigo. Deus nunca te abandona, porque as tuas guerras, também são as guerras do SENHOR.

b. O SENHOR enviará pessoas que te ajudarão. Pessoas adestradas para a guerra, para pelejar juntamente contigo. “E dos gaditas se desertaram para Davi, ao lugar forte no deserto, valentes, homens de guerra para pelejar, armados com escudo e lança; e seus rostos eram como rostos de leões, e ligeiros como corças sobre os montes.” (I Crônicas 12:8)

Os gaditas nunca perderam uma guerra. Deus quer te fazer um gadita diante da guerra, com forma e rosto de leão, e com a velocidade das gazelas. O leão é um animal que não tem medo de nada e de ninguém. Assim você deve ser, pois você tem o SENHOR dos exércitos ao seu lado. Uma gazela tem a habilidade de pular em média seis metros para cima e nove metros para frente. A gazela cansa seu predador porque consegue correr muito rápido. Assim como a gazela, você não foi feito para ser comida de predador. Você foi feito para ser cabeça e não cauda.

Aplicação. Enfrente os gigantes, confronte-os, então serás promovido. Quanto mais gigantes enfrentares, mais promovido serás. Seja um exterminador de gigantes!

 

Estevão Wagner, pastor

05/09/2007

Veja Mais...

14/Ago/2007

Pais e Filhos.

 
09/Ago/2007

Deus Tem o Melhor.

 
09/Jul/2007

Onde Está a Tua Força?.