Rdio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > SEPARAR O PRECIOSO DO VIL

Estudos da Célula

SEPARAR O PRECIOSO DO VIL
 

Texto Base

“Portanto, assim diz o Senhor: Se tu te arrependeres, eu te farei voltar e estarás diante de mim; se apartares o precioso do vil, serás a minha boca; e eles se tornarão a ti, mas tu não passarás para o lado deles.”(Jeremias 15:18,19)

Introdução

Quando Deus chamou Moisés para libertar seu povo da escravidão no Egito, Moisés resistiu a esse chamado dizendo que não era eloqüente e que era pesado de boca e de língua. Mesmo Deus dizendo que iria ensinar Moisés a falar e o que falar, mesmo assim Moisés resistia. Então Deus irado criou uma solução momentânea onde seu irmão Arão que falava fluentemente ouviria de Moisés as Palavras de Deus e então falaria com o povo. Deus resumiu tudo dizendo: “Ele falará por ti ao povo; ele (Arão) te será por BOCA, e tu (Moisés) lhe serás por Deus.” (Êx 4:16)

Mas é interessante notarmos, que mais adiante Deus diz para Moisés: “...Vê que te constituí como deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu PROFETA.” (Êx 7:1) Deus trocou a palavra BOCA pela palavra PROFETA, com isso Deus deixa claro que ser sua boca é ser seu profeta, é ser seu porta-voz, é falar em seu nome.

Sabemos que Deus pode falar com o seu porta-voz através de sonhos, visões, pensamentos, acontecimentos e através de sua Palavra Escrita a Bíblia Sagrada que é para nós o único modelo de tudo o que diz respeito a Deus (At 17.11; Rm 15.4; 1 Co 4.6).

1. Para ser boca de Deus, é necessário separar o precioso do vil. Aquele que quer ser a boca de Deus deve apartar o precioso do vil. Lembrando que Deus não tem chamado só profetas, mas os cinco ministérios a ser sua boca nestes dias.

Quem aparta o precioso do vil somente fala e pratica coisas que Deus considera preciosas. Porém, talvez por causa da inversão de valores pregada pela mundo, alguém poderia considerar precioso algo vil, e considerar vil algo precioso. Em Isaías 5.20 está escrito: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz, e da luz escuridade; põem o amargo por doce, e o doce por amargo!”

A. O que é precioso? No original hebraico precioso é yaqar que além de precioso significa valioso, estimado, importante, raro, esplêndido.

B. O que é vil? E vil é zalal que além de vil significa inútil, insignificante, sem importância.

2. O QUE DEUS CONSIDERA PRECIOSO? Vejamos algumas coisas que a Palavra de Deus considera precioso. Em 1 Samuel 3.1 está escrito: “O jovem Samuel servia ao Senhor perante Eli. Naquelas dias a palavra do Senhor era mui rara (yaqar); as visões não eram freqüentes.”

A. A palavra de Deus é preciosa. De a palavra de Deus o valor que ela tem. A Palavra de Deus é preciosa pois é ela que traz vida: “...Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” (Mt 4.4). Em Provérbios 4.20-22 também está escrito: “Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina o teu ouvido. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha, e saúde para o seu corpo.”

A Palavra de Deus é preciosa pois “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.” (2 Tm 3.16) Ainda em 2 Pedro 1.20,21 nos lemos: “Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.” (2 Pe 1.20,21 – NVI).

Devemos apartar a Palavra de Deus de palavras vis. Paulo disse: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem.” (Ef 4.29) Tiago também diz: “de uma só boca procede benção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas, ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.” (Tg 3.10-12)

B. A sabedoria é preciosa. Uma outra coisa chamada de preciosa é a sabedoria. Em Provérbios 3.13-15 está escrito: “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa (yaqar) é do que perolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela”.

Porém, precisamos apartar a sabedoria que vem do alto da “sabedoria” terrena. Em Tiago 3.13-17 está escrito: “Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de “sabedoria” não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacifica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.” (NVI)

C. Uma outra coisa chamada de preciosa é a sua vida. Em Provérbios 6.26 está escrito: “Por uma prostituta o máximo que se paga é um pedaço de pão, mas a adúltera anda à caça de vida (yaqar) preciosa.”

D. Uma outra coisa chamada de preciosa é a diligência. Diligente é: Aquele que é dedicado, trabalhoso, rápido, que trabalha com gosto. (Provérbios 12.27) -“O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso (yaqar) do homem é ser ele diligente. 

O que a Bíblia diz mais sobre os diligentes? “O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se.” (Pv 10.4). “A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados.” (Pv 12.24). “O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta.” (Pv 13.4). “Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza. (Pv 21.5).

3. O QUE DEUS CONSIDERA VIL? Vil é algo sem valor, algo desprezível, no original hebraico é zalal. É o contrário de tudo aquilo que Deus considera precioso.

(Deuteronômio 21:20) “e lhes dirão: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz: é dissoluto (zalal) e beberrão”.

Uma outra passagem onde encontramos zalal é (Provérbios 28.7) - “O que guarda a lei é filho prudente, mas o companheiro de libertinos (zalal) envergonha a seu pai”.

A. A libertinagem é algo vil. Como vemos, dissolução e libertinagem são algumas das traduções de zalal no contexto onde a palavra aparece. Na verdade, muitos, em nome da “liberdade” praticam a “libertinagem”. O conceito humano de “liberdade” é a faculdade de uma pessoa fazer ou deixar de fazer, por seu livre arbítrio, qualquer coisa; é a faculdade de cada um decidir pelo que entende ou pelo que lhe convém. Esse conceito humano leva o homem ao exercício da “libertinagem” que é devassidão, licenciosidade e desregramento de costumes. 
A faculdade de fazer o que se quer ou de decidir como se entenda não elimina a realidade da pecaminosidade humana, que na verdade não passa de escravidão. Por mais livre que o homem se julgue, no seu comportamento humano, nunca se livrará, só por isso, da condição de escravo do pecado e do Diabo.
“Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade, como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus” 
(1 Pedro 2.16 – NVI).

B. A desonra é algo vil. Conforme os textos acima, vimos à importância de não sermos desonrosos, por que isso é vil.

Conclusão

Separe a verdadeira liberdade da libertinagem, eliminando toda libertinagem da sua vida que é preciosa para Deus. Separe toda desonra da honra. A honra abre porta que nos levam dimensões sobrenaturais em nossas vidas. A desonra fecha portas e nos impede de avançar nos planos de Deus.

Lembre-se ! “...onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade” (2 Co 3.17b). Desta forma seremos realmente a boca de Deus, quando separamos o precioso do vil.

Estevão Wagner, apóstolo. 

28/04/2016

Veja Mais...

11/abr/2016

GUIADOS PELO ESPÍRITO.

 
28/mar/2016

FÉ PARA MILAGRES!.

 
23/mar/2016

ÁGUA VIVA.

 
07/mar/2016

PESO ETERNO DE GLÓRIA!.