Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > RESTA UM DESCANSO

Estudos da Célula

RESTA UM DESCANSO
 

Resta um Descanso (Ricardo Wagner, ap.)

O autor do livro de Hebreus (que não sabemos exatamente quem é) faz um comparativo interessante.

O autor de Hebreus compara o dia de descanso (o sábado para os judeus) com a idéia de descansar em Deus de nossas preocupações e ansiedades e confiar no Senhor e em sua graça. Quando saímos do descanso, estamos numa condição errada de receber. A preocupação, a ansiedade, o medo, fazer por merecer ou qualquer outra condição, não é estado de descanso. Para receber de Deus precisamos entrar no descanso de Deus para nós:

Hb 4:3,9-10 – "3 Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso ...9 Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; 10 pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas.”

Lemos nos evangelhos uma quantidade significativa de milagres que Jesus fez. Mas uma coisa nos chama a atenção: uma boa parte destes milagres foram realizados no sábado (dia de descanso para os judeus). Nenhum milagre foi definido o dia da semana que aconteceu, senão aqueles que aconteceram no sábado. Nos parece que era o dia de preferência de Jesus para fazer milagres. Vejamos sete milagres que Jesus fez no sábado:

Milagre 1 – Cura do Cego de Nascença (Leia Jo 9:1-16)

Jo 9:1,6-7,14 – “1 Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença ... 6 Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, 7 dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavouse e voltou vendo ... 14 E era sábado o dia em que Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.

Milagre 2 – Cura do Paralítico de no Tanque de Betesda (Leia Jo 5:1-9)

Jo 5:5,8,9 – “5 Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 8 Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. 9 Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado."

Milagre 3 – Endemoninhado em Cafarnaum (Leia Lc 4:31-35)

Lc 4:31,33-35 – “31 E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava no sábado... 33 Achava-se na sinagoga um homem possesso de um espírito de demônio imundo, e bradou em alta voz: 34 Ah! Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus! 35 Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai deste homem. O demônio, depois de o ter lançado por terra no meio de todos, saiu dele sem lhe fazer mal.”

Milagre 4 – A cura da Sogra de Pedro (Leia Lc 4:31,38-39)

Lc 4:31,38–39 “31 E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava no sábado... 38 Deixando ele a sinagoga, foi para a casa de Simão. Ora, a sogra de Simão achava-se enferma, com febre muito alta; e rogaram-lhe por ela. 39 Inclinandose ele para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou; e logo se levantou, passando a servi-los.”

Milagre 5- Cura do homem da mão ressequida (Leia Lc 6:6-10)

Lc 6:6,10 – “6 Sucedeu que, em outro sábado, entrou ele na sinagoga e ensinava. Ora, achava-se ali um homem cuja mão direita estava ressequida ... 10 E, fitando todos ao redor, disse ao homem: Estende a mão. Ele assim o fez, e a mão lhe foi restaurada.”

Milagre 6 – Cura da mulher encurvada 18 anos (Leia Lc 13:10-17)

Lc 13:10-13 – “10 Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas. 11 E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. 12 Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; 13 e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus.”

Milagre 7 – Cura do hidrópico (Lc 14:1-6)

Lc 14:1,2 – “1 Aconteceu que, ao entrar ele num sábado na casa de um dos principais fariseus para comer pão, eis que o estavam observando. 2 Ora, diante dele se achava um homem hidrópico... 4 Eles, porém, nada disseram. E, tomando-o, o curou e o despediu.”

Justamente no dia de descanso, quando ninguém trabalhava, Jesus fazia propositalmente os milagres. A impressão que temos é que Jesus estava querendo transmitir uma mensagem com as curas no dia de sábado: vocês precisam descansar em Deus. Quando vocês descansam em Deus ele trabalha por vocês.

Sl 127:2 – “aos seus amados ele o dá enquanto dormem.”

PERGUNTAS: Como vive uma pessoa que não aprendeu a descansar em Deus? O que é descansar em Deus? E como vive a que descansa em Deus?

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Se você não tivesse o nome que tens, qual nome gostaria de ter? Por que?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Em nosso dia a dia enfrentamos muitos desafios que nos roubam a tranquilidade e o descanso. Apesar de tantas coisas que tentam diariamente tirar nosso vigor, Deus nos ensina que devemos aprender a descansar nele para recebermos dele.

b. Esta ministração tem como objetivo a levar os membros de nossa célula a aprender a viver confiantemente em Deus em todas as situações da vida, pois ele tem cuidado de nós.

4. Evangelismo

a. Ore para que as pessoas de sua célula venham a crescer e avançarem para serem verdadeiros discípulos comprometidos com a Palavra e a obra de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Aproveite este final de ano para fazer uma confraternização em sua célula convidando amigos e parentes. Faça algo bem envolvente que todos possam participar. Um momento de confraternização é um momento de aproximação e comunhão que liga as pessoas e gera amizade e confiança.

16/11/2020

Veja Mais...

02/nov/2020

O PODER DE DEUS.

 
12/out/2020

SER APOSTÓLICO.