Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > RESTAURANDO DE DENTRO PARA FORA!

Estudos da Célula

RESTAURANDO DE DENTRO PARA FORA!
 

Texto Base

A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. (Jeremias 18:1-6).

Introdução

Quando lemos o texto do profeta Jeremias, descrito acima, logo vem a seguinte pergunta a nossa mente: "porque Deus enviou Jeremias a casa do oleiro?" Isso se deu porque em Israel estava tudo errado. Havia ganância, mentira, adultério, prostituição e adoração a falsos deuses. Por isso Deus mostrou ao profeta que queria quebrar o vaso velho.

Deus pode pegar o vaso quebrado, como Israel no exemplo acima, e fazer um vaso novo. Ele estava dizendo que havia esperança para Israel, assim como há esperança para cada um de nós no SENHOR. Ele usa o vaso quebrado, não descarta, não coloca no lixo.

Talvez até hoje você está fazendo um culto para si mesmo, através de maus hábitos e ações pecaminosas. Mas Deus é poderoso para mudar os seus hábitos mais profundos, mudar sua vida e transformar a sua história. Pois apenas nossas vontades não podem mudar nossos defeitos, só a vontade do SENHOR aplicada a nossa vontade pode nos mudar.

Deus quer derramar em nossos corações um desejo genuíno de intimidade com Ele, não uma falsa religião. Ele quer gerar novas atitudes, arrependimento e despertar a igreja. É promessa do SENHOR não jogar o vaso fora, uma vez que Ele traz essa reforma de dentro para fora.
Vejamos as fases da restauração do vaso de barro:

1. Limpando o vaso. A primeira fase exige a limpeza do vaso, onde se coloca a água. É a água que amolece o barro. Assim a água do Espírito amolece nossos coração que antes eram endurecidos pelo pecado e traumas.  Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. (João 16:7,8).

2. Bater o barro. O oleiro bate o barro ate que a água entre nele. Há áreas em nossas vidas que não receberam a água, que simboliza a palavra de Deus revelada. Nesta etapa é que somos levados ao deserto para sermos provados e ter a revelação que nos levará a vencer. Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. (Mateus 4:1)

3. Jogar no chão. Nesta fase, o barro é jogado no chão para que ele se torne mais forte. O oleiro começa a arrancar cada sujeira, cada pedra, e usa uma pinça para ir lá no fundo do barro retirando as pequenas pedrinhas que ainda ficaram. As pedras significam os pecados não resolvidos em nossas vidas e que nos impedem de ser um bom vaso nas mãos do SENHOR.

4. Rasgar o barro. Depois de limpar, bater e jogar no chão o barro, o oleiro começa a rasgar o barro e amassar novamente tirando as bolhas de ar que ficaram da pinça durante a retirada das impurezas. Essa parte do processo representa o vazio que muitos corações sentem e que devem ser preenchidos pela presença do SENHOR. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito. (Efésios 5:18).

5. Moldar o vaso de barro. A pressão mais forte sofrida pelo vaso, durante o processo é interna. Na quinta fase é hora do oleiro moldar o vaso. Neste estágio é retirado os excessos do barro que ficaram no vaso. Ainda que pareça estar pronto, o oleiro sabe que tem que retirar as beiradas mal trabalhadas. Para isso é usada uma faca de madeira, moldando a boca e dando a forma final do mesmo. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. (2 Timóteo 2:21)

6. Isolamento do vaso. Após passar pelos cinco primeiros estágios, o vaso precisa ficar sozinho até secar. É neste processo que o vaso pode quebrar, o que faria com que o processo fosse começado novamente.

7. O vaso passa pelo fogo. O vaso que venceu os estágios anteriores, passa pelo fogo. Se resistir sem rachar, será pintado e adornado. Da mesma forma se dá conosco, passamos por situações que são provas de fogo em nossas vidas e precisamos vencê-las. Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. (Tiago 1:2,3)

Conclusão

É importante que você se permita ser moldado por Deus. Vivemos dias onde cada um faz o que bem entende, não se importando com ninguém. Todavia Deus se importa com sua vida, seus problemas, e quer fazer de você um vaso novo. Mesmo que você esteja passando por provas de fogo em sua vida, e não entenda o porque, o SENHOR usará essas situações para adornar você como um lindo vaso, segundo Seu propósito. É tempo de você se entregar totalmente nas mãos do oleiro e deixar Ele trabalhar em sua vida!

Marlise Wagner, profeta.

25/01/2016

Veja Mais...

20/jan/2016

MANDATO DE DOMÃNIO!!.

 
30/nov/2015

AVIVA SENHOR A TUA OBRA.