Texto base. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis Efésios 6:13.
Introdução. Seria muito bom se pudéssemos sempre falar de coisas boas, vitórias e prosperidade sem nunca precisar enfrentar dias problemáticos, porém, mais cedo ou mais tarde todos têm que enfrentar o dia mau. A bíblia fala sobre este dia. Quando o texto sagrado usa a palavra dia, está se referindo à um tempo indeterminado durante o qual sofremos as dores inerentes à vida na terra. Pode ser algo pontual durar um dia, uma semana ou alguns anos. Estamos todos chocados com a tragédia natural da região serrana do Rio de Janeiro que até hoje a tarde os dados eram de 608 mortes. É inevitável pensar sobre isto sem relacionar com a fé, com Deus e sem perguntar por que estas coisas acontecem. O fato é que o dia mau chega para todas as pessoas, de maneira diferente com intensidades diferentes em tempos diferentes e produz resultados diferentes dependendo como cada um encara a situação. A bíblia orienta como se deve encarar o dia mau a fim de permanecermos firmes e inabaláveis.
1- PARA RESISTIR NO DIA MAU É PRECISO TOMAR TODA A ARMADURA DE DEUS. Portanto, tomai toda a armadura de Deus! Ef 6:13. A primeira orientação é usar toda a armadura de Deus para resistir no dia mau. Mas, o que é a armadura de Deus? Ef 6:14-18. Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz. E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno. Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá. Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. A armadura de Deus é o conjunto de práticas cristãs essenciais para a sobrevivência na fé e para alcançar vitórias pela fé. Algumas destas práticas são descritas na sequência do texto bíblico, são elas: a verdade, a justiça, a pregação do evangelho, a fé, a certeza da salvação, a leitura e obediência da palavra de Deus e a oração. O cristão que e não está usando toda a armadura de Deus poderá não vencer no dia mau. A bíblia orienta a usar toda a armadura e não apenas parte. Imagine o soldado saindo para batalha com uma bela lança, porém sem escudo! Ou quem sabe tem um belo escudo, mas não tem espada. Assim como um soldado precisa da armadura completa, o cristão também precisa.
2- PARA RESISTIR NO DIA MAU É PRECISO TER ESPÍRITO DE RESISTÊNCIA. Para que possais resistir no dia mau Efésios 6:13. Em relação ao dia mau é necessário pensar em termos de resistência, antes de pensar em vitória. Todo este texto usa como fundo um cenário de guerra bélica e toda a construção do pensamento é em relação as dificuldades impost6as por uma guerra no momento em que somos atacados e o dia mau chega. Neste contexto, antes de pensar em grande triunfo preciso resistir e permanecer de pé. 1Pedro 5:9 resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Neste versículo o apóstolo Pedro está falando sobre o dia mau da perseguição das autoridades em função do cristianismo. Sua orientação é resistir de maneira muito firme todas as dificuldades do dia mau. Para resistir é preciso ter um espírito combativo, uma determinação para o combate contra aquilo que se lança contra nós.
3- DEPOIS DE RESISTIR NO DIA MAU É QUE VEM A VITÓRIA COMPLETA. E, depois de terdes vencido tudo... Efésios 6:13. A vitória vem depois de um período de resistência. Muitos não experimentam a vitória porque logo jogam a toalha e não se mostram aguerridos para resistir no dia mau, entregam-se rapidamente. Tg 4:7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. A expressão “Diabo” além de se referir à pessoa de Satanás, representa aquilo que luta contra nós para nos derrotar. A bíblia diz que se resistirmos quando ele nos ataca ele fugirá de nós e teremos vitória. Sem resistência, sem vitória. A guerra não termina enquanto não vencemos tudo! Não adianta lutar por um pouco e desistir no meio do caminho, chegar ao final é uma questão de honra, afinal estamos no maior exército do universo e temos como Líder aquele que é o Senhor. Um cristão precisa ser especialista em resistir firme em suas lutas no dia mau. O cristão deve ser o último a entregar os pontos. Diante de suas lutas e seus dias maus, levante-se e entenda que se entregar não faz parte do projeto de Deus! Continue lutando e resistindo na sua luta e logo a vitória virá.
4- DEPOIS DE RESISTIR NO DIA MAU E TER A VITÓRIA, AINDA É PRECISO PERMANECER INABALÁVEL. Permanecer inabaláveis Efésios 6:13. Nesta luta a bíblia diz que a mais um passo depois da vitória, este passo é permanecer na vitória de maneira inabalável. Você conhece pessoas que de alguma maneira venceram em alguma área da vida, mas não permaneceram inabaláveis e tempo depois tiveram grandes derrotas? Provavelmente estas pessoas não conheciam ou menosprezaram este princípio bíblico de permanecer inabalável. Inabalável é a característica de alguém que teve muitos abalos em sua vida, teve muitos dias maus, porém permaneceu firme na fé e se tornou inabalável. Não há meios de se tornar inabalável sem abalos. Se você quer ter esta característica então se prepare tomando toda a armadura de Deus e enfrente os dias maus com coragem e determinação. A vitória não é o objetivo final, é preciso ainda permanecer vencedor. Aquele que vence no dia mau deve assumir uma postura inabalável, não permitindo que nada o leve para uma posição de derrota. Agindo assim poderemos afirmar que em Cristo somos mais que vencedores.
Conclusão. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã. Salmo 30:5. Com a convicção de que o Senhor nos trará de volta a alegria devemos estar prontos para a batalha, vestidos com a armadura de Deus. Nem o Senhor Jesus, quando esteve por aqui, se livrou do dia mau. Marcos 14:34 E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai. Todos sabemos dos dias maus que Jesus passou, mas sabemos também das grandes vitórias que ele teve e como foi um homem inabalável. Assim também nós podemos encarar nossas lutas nos dias maus, vencer e depois permanecer inabalável com a experiência do campo de batalha da vida.
Vanderlei Cardoso, pastor