pub
Home > Estudos > Estudos da Célula

Estudos

Onde Deus Pode me Levar

Texto base. Salmos 108:13  Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários.

Introdução. Qual é o benefício que alguém tem em servir a Deus? Deus faz a diferença na vida das pessoas? O que eu posso esperar no meu serviço ao Senhor? Onde Deus pode me levar? À maneira que respondermos a estas perguntas definirá a nossa maneira de servir a Deus e os resultados que teremos ou não. É muito grande o número de pessoas que não se beneficiam dos resultados da vida de fé apesar de estarem tão perto. O papel dos pregadores é justamente elucidar através da pregação do evangelho, como receber as bênçãos de Deus.

1-Sem Deus não chegamos lá. Efésios 2:12  Naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. A afirmação de que há um grupo de pessoas sem Deus no mundo é assustadora, mas é bíblica e, portanto, verdadeira. Há um grupo de pessoas sem Deus no mundo! Este texto diz que quem está sem Cristo está sem Deus, isto é, quem não aceitou a aliança em Cristo, quem não cumpriu sua parte na aliança está sem Deus no mundo. Muitos são enganados com a falácia popular de que Deus está com todos e desenvolvem uma falsa segurança de que têm Deus em suas vidas. É lógico que Deus ama todas as pessoas, porém estabeleceu um meio pelo qual as pessoas podem ter acesso a ele, e este meio é o sacrifício de Jesus na cruz. De maneira que se as pessoas não compreendem o que lhes cabe fazer para terem aliança com Deus, apesar de Deus amá-las muito, continuam sem Deus no mundo. O apóstolo Paulo afirma com toas as letras que aqueles que não estão aliançados com Deus através de Jesus estão sem Deus no mundo.

2-Sem Deus, sem esperança. Efésios 2:12b  ... não tendo esperança e sem Deus no mundo. Algumas pessoas que se assumiram atéias fizeram certas declarações de desesperança de maneira bem consciente. Rachel de Queiroz, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e autora da obra Memorial de Maria Moura entre outras, disse que quando sua filha ficou muito doente sentiu-se muito desesperada e não tinha a quem recorrer, já que não crê em Deus. Ela aconselhou a quem consegue ter fé que se apegue a esta fé, pois é muito desesperador não tê-la. Já Woody Allen, diretor cinematográfico ateu disse que “o homem tem que aceitar que a vida é sem sentido e que não há esperança”. Estes depoimentos de pessoas que conscientemente se declaram sem Deus confirmam a afirmação bíblica; “não tendo esperança e sem Deus no mundo”. Há aqueles que não sabem que o fato de professar uma religião não garante a presença de Deus em suas vidas, tem religião, mas na tem Deus e igualmente vivem sem esperança e sem as soluções que Deus pode gerar em suas vidas.

3-Deus pode me levar a superar os obstáculos. Salmos 18:29  Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas. Muitas pessoas ficam trancadas em certos obstáculos na vida. Paralisam diante de certas muralhas reais ou psicológicas e não vêem a saída. Para você que está diante de uma dificuldade, de um obstáculo, de uma muralha há muito tempo é dirigida esta palavra; com o Senhor você pode saltar muralhas. Com Deus você pode vencer estas dificuldades. Com Deus você pode driblar estes problemas. Coloque tua fé em prática.

4-Deus pode me lavar à prosperidade. 2Crônicas 26:5  Propôs-se buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era sábio nas visões de Deus; nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar. Jacó. Gênesis 30:43  E o homem se tornou mais e mais rico; teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos, e jumentos. Este mesmo homem de quem é comentado o fato de ter se tornado muito rico, teve um início muito difícil. Gn 28:20-22  Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus; e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.

5-Deus pode me levar a ter honra ao invés de humilhação e vergonha. Joel 2:26  Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado. O povo de Deus envergonhado significa que Deus é envergonhado, o povo de Deus honrado significa Deus ser honrado. Assim como você pode se sentir honrado ou humilhado por aquilo que acontece com o seu filho, assim também acontece com Deus. Deus tem todo o interesse em que nós sejamos honrados.

6-Deus pode me levar a ser um líder ao invés de sempre estar na base da pirâmide de autoridade. Gn 41:41-42 Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito. Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. José estava abaixo da base da pirâmide de autoridade, pois estava na cadeia sem produzir e sem agregar valor à sociedade. Desta situação Deus o levantou para ser um grande líder. É possível crescer. É possível axercer liderança com a ajuda de Deus. Deus pode te levar a ser um líder na tua vida, na tua casa, no teu trabalho, na igreja e na sociedade.

Veja Mais...