Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O MOVER DE DEUS EM TORNO DE UM FILHO DO REINO

Estudos da Célula

O MOVER DE DEUS EM TORNO DE UM FILHO DO REINO
 

ENCONTRO (QUEBRA GELO) (15 min) Antigamente não se tinha tecnologia como hoje. Conte como seus avós desenvolviam as tarefas cotidianas como lavar roupas, cultivar a terra e outros.  

EDIFICAÇÃO (30-40 min). O MOVER DE DEUS EM TORNO DE UM FILHO DO REINO

Texto base. Lucas 10:19  Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.

Introdução. Por toda a bíblia vemos as pessoas que Deus chamou exercerem uma forte influência nas pessoas ao seu redor e na história de sua região ou nação. Porém, hoje em dia, quando passamos a olhar para Deus com uma lente religiosa, acomodamo-nos com o papel de ir a uma religião sentar no banco ouvir um sermão e ir embora. Muitos passam a vida assim e se julgam bons cristãos. Talvez sejam bons cristãos, bons religiosos, bons evangélicos ou católicos. O problema é que Jesus não nos identifica com nenhuma destas expressões na bíblia. Veja como Jesus nos chama; Mateus 13:38  o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno. Nós somos filhos do Reino de Deus. Somos agentes do Reino. Temos funções e responsabilidades no Reino de nosso Pai.

1. Deus se move através dos filhos do Reino. Amós 3:7 Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas. Tudo o que Deus fez na terra, após estabelecer aliança com o homem, fez em parceria com o homem, revelando seus planos ao homem. Em Amós diz que Ele não faz nada sem primeiro revelar aos seus servos. Deus faz as coisas em parceria com seus filhos. Ex 3:7 Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento, 8 por isso, desci a fim de livrá-lo... Neste texto Deus diz que viu o sofrimento do seu povo e por isto estava se manifestando a Moisés. Ex 3:10 Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. Deus disse que desceu a fim de livrar o povo, mas mandou Moisés libertá-lo. O que isto significa? Que Deus estará conosco com o seu poder e sua graça para nos abençoar e executar Seus projetos. Deus fez com que Moisés fosse um centro do poder de Deus na terra. Os céus se moviam em torno de Moisés. Poderíamos comparar este poder de Deus se movendo em torno de Moisés como uma poder centrifugador.

2. O poder que Deus me deu. Mateus 5:13  Vós sois o sal da terra... Mateus 5:14  Vós sois a luz do mundo... João 7:38  ...seu interior fluirão rios de água viva. MC 16: 17 ... em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; 18  pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados. Jesus estava tentando fazer seus discípulos entenderem que eles deveriam chamar a responsabilidade e fazer as coisas. Jesus estava colocando os seus discípulos no centro das questões para que eles exercessem este poder centrifugador. A palavra centrifugar vem do Latim centrum, onde há um ponto central em que tudo gira em torno deste centro. Deus é o centro de tudo, mas estabeleceu na terra os filhos do Reino para serem seus representantes e estarem no centro em nome dele. Por outro lado, se os filhos do Reino não exercem este poder e responsabilidade, Deus não exerce, já que Ele se move através de seus filhos. Em alguns casos, Deus tem que usar algum incrédulo como usou o rei Nabucodonosor num certo momento da história. Porém usou-o para punir os filhos de Deus que estavam em desobediência. Se Deus usa alguém que não é do seu Reino, é porque não tinha alguém do Reino para usar, ou este filho não estava habilitado para tal. Deus planejou que nós tivéssemos autoridade e domínio para sermos forças centrífugas mobilizando tudo a nossa volta.

3. Movendo os céus e a terra. Gênesis 28:12 E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Este sonho de Jacó mostrou o que acontece em torno de um filho do Reino para que os projetos de Deus se cumpram. Salmos 34:7 O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Há um mover espiritual ao nosso redor. Este mover espera nossas decisões e ações. Ao perceber este mover ao seu redor, Jacó tomou uma decisão. Gênesis 28:16 Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia.20  Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, 21  de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus; 22  e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo. Jacó revelou que não sabia deste mover ao seu redor e ficou surpreso, então fez uma aliança com Deus. A coluna levantada e o dízimo eram o sinal desta aliança. Falta de aliança é falta de compromisso. Jacó poderia acordar e ir embora sem se importar, mas como era homem de Deus sabia que ele precisaria fazer algo, por isto, fez uma aliança com Deus que duraria toda a sua vida e daria destino aos seus filhos que originaram as 12 tribos de Israel. Mateus 18:18  Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Para mover os céus temos que ligar na terra. Ligamos através da obediência, das ofertas, primícias e dízimos. Ligamos através do jejum, da oração. Ligamos através da aliança com nossa paternidade.

Compartilhando. O que você aprendeu neste estudo? Evangelismo. Para que sejamos uma força centrífuga de Deus na terra, precisamos movimentar pessoas ao nosso redor. Visite alguém nesta semana e convide para a célula ou igreja.

Vanderlei Cardoso, profeta e mestre.

15/05/2017

Veja Mais...

18/abr/2017

MAIS PERTO DE DEUS.