Rdio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O DESTINO PROFÉTICO

Estudos da Célula

O DESTINO PROFÉTICO
 

Texto base. Lc 7:25 Que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Os que se vestem bem e vivem no luxo assistem nos palácios dos reis. 26  Sim, que saístes a ver? Um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta. 27  Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti.

Introdução. Destino profético é um destino previamente estabelecido por Deus, profetizado por Deus ou mesmo idealizado por Deus, ainda que não tenha sido verbalizado. A respeito do destino profético de João Batista está escrito; “Este é aquele de quem...” Jesus está questionando as pessoas sobre a identidade de João. Quem era João aos olhos das pessoas? Quem é você aos olhos das pessoas? Quem era João aos olhos de Deus? E quem é você nos projetos de Deus? Deus olha para mim e para você e vê além do que os olhos humanos podem ver, Deus vê o destino profético estabelecido em nós. Deus olha pra você e diz; “este é aquele que...” ou “esta é aquela que...” Deus olha para nós e diz: “estes são aqueles que mudarão a vida de milhares de pessoas através do ministério”. Eu e você temos um destino profético estabelecido por Deus, assim como João Batista tinha.

1. Deus estabeleceu um destino profético para cada um de nós. Salmos 139:16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Assim como no caso de João Batista, Deus estabeleceu um destino profético para nós. Ele estabeleceu uma razão para nossa existência e Ele sabe como devemos fazer para alcançar este destino.

2. O destino profético pode não ser atingido. Hebreus 3:17 E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos cadáveres caíram no deserto? O destino profético de todo o povo que saiu do Egito era herdar a terra prometida, porém a rebelião e a murmuração fizeram com que todos os de 20 anos para cima morressem no deserto e não atingissem o que inicialmente era o destino profético deles. Números 26:65  Porque o SENHOR dissera deles que morreriam no deserto; e nenhum deles ficou, senão Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Somente dois, Josué e Calebe cumpriram o destino profético, pois eles não murmuraram e nem se rebelaram, mas foram fiéis a Deus e a Moisés. A murmuração pode parecer inofensiva, mas pode anular o nosso destino profético. 1 Coríntios 10:10  Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. O que é murmuração?  Murmurar significa: Soltar queixumes; lastimar-se em voz baixa; censurar disfarçadamente; Falar (contra alguém ou algo); Conversar, difamando ou desacreditando; apontar faltas; conceber mau juízo . É o oposto de louvar e de agradecer. A expressão grega mais utilizada no NT é gongyzo e significa declarar insatisfação de forma secreta e mal-humorada, expressar desagrado, reclamar. Podemos murmurar contra os líderes, os irmãos ou contra qualquer pessoa, mas em última instância, a murmuração é contra Deus (Ex 16.6,7). Ao criticarmos as pessoas, especialmente as que servem a Deus, estamos criticando o Senhor delas, que as chamou e instituiu naquela posição. Êxodo 15:24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? A murmuração é a maneira mais eficaz de demonstrar nossa falta de fé e ter suas consequências. Murmuração é um dos maiores abortadores de destinos proféticos e de projetos de Deus nas vidas das pessoas nos dias de hoje, assim como foi nos dias de Moisés. Você vai permitir que a murmuração anule os sonhos de Deus pra sua vida? Não! O destino profético de Deus pra minha vida vai se cumprir. Amém!

3. Davi, um chamado à realeza. 1Samuel 16: 12  Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. 13 Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá. Davi foi chamado e ungido para ser rei, mas não foi automático. Quem quer cumprir seu destino profético precisa vencer os gigantes. 1 Samuel 17:23  Estando Davi ainda a falar com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o duelista, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou as mesmas coisas que antes falara, e Davi o ouviu. 1 Samuel 17:49  Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra. Somente depois de 15 anos da unção de rei Davi de fato se tornou rei. Após lutas e cavernas, Davi cumpriu seu destino profético. Nós precisamos lutar para o cumprimento de nosso destino profético.

4. Eu, um chamado à realeza. Ap 1:5 E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, 6 E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai: a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. Davi foi chamado à realeza política, porém nós fomos chamados à realeza espiritual, temos o destino profético de reinar sobre toda a circunstância. Gênesis 1:28  E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. Deus nos deu o destino profético de dominar e exercer autoridade sobre a terra. Lucas 10:19  Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. Nosso destino profético é exercer autoridade e pisar todo o poder do inimigo, estamos acima de todo o poder das trevas, acima de todo o poder dos espíritos caídos. Mt 10:7  e, à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus. 8 Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai. Qual é nosso destino profético? É reinar sobre todas as circunstâncias e poderes das trevas. Por isto podemos caminhar com cabeça erguida sabendo que somos reis e sacerdotes de Deus. Deuteronômio 28:13  O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.

Vanderlei Cardoso, profeta e mestre

 

25/08/2015

Veja Mais...

17/ago/2015

GERAÇÃO DE NOÉ.

 
20/jul/2015

É TEMPO DE UMA VIRADA!.