Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O DESCANSO DE DEUS

Estudos da Célula

O DESCANSO DE DEUS
 

Mt 11:28-29 – “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.”

A Palavra de Deus nos fala que se formos até Jesus e aprendermos dEle encontraremos “descanso” para nossas almas! O que é este descanso?

Leia Lc 13:10-17.

Jesus havia curado num dia de sábado uma mulher que a 18 anos andava encurvada. E “o chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado.” (Lc 13:14).

O sacerdote estava indignado por que o dia de sábado era considerado dia de descanso e por isto não poderia haver trabalho. Porém neste evento Jesus ensinou o que significa descansar! “Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber? 16 Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos?” Jesus estava dizendo que no dia de descanso quando não trabalhamos, o “dono” trabalha para suprir as necessidades dos seus!

Em outro caso Jesus também havia curado num sábado.

Mt 12:9-14 – “9 Tendo Jesus partido dali, entrou na sinagoga deles. 10 Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, então, com o intuito de acusá-lo, perguntaram a Jesus: É lícito curar no sábado? 11 Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? 12 Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem. 13 Então, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e ela ficou sã como a outra. 14 Retirando-se, porém, os fariseus, conspiravam contra ele, sobre como lhe tirariam a vida.”

Neste texto novamente vemos Jesus ensinando que no dia de descanso o “dono” trabalha para os seus que estão em apuros!

Aprendemos nestes textos que o verdadeiro descanso é aquele que diante das circunstâncias difíceis, o nosso Senhor trabalha enquanto descansamos! Então descansar significa que não precisamos ficar preocupados e agitados diante das circunstâncias opressoras, mas podemos descansar, enquanto Ele está trabalhando a nosso favor.

PERGUNTAS: Você já teve ou está passando por circunstâncias em sua vida que tiram o seu sono e geram preocupação e ansiedades. Descreva como é este sentimento!

Entre no descanso de Deus

Hebreus 3 descreve como os filhos de Israel não foram autorizados a entrar na terra prometida porque duvidavam da Palavra de Deus. Contudo, em vez de dizer “não entrarão na minha terra prometida”, Deus chamou a terra prometida “Meu descanso”. Hb 3:11 – “Então jurei na minha ira: Eles não entrarão no meu descanso.”

Isso significa que o que a terra física era para os filhos de Israel no Antigo Testamento, a graça e descanso de Deus são para o cristão atualmente. Essa é sua herança hoje. Deus quer tirá-lo da falta para a terra da abundância! Ele quer tirá-lo da doença para saúde! E esta terra prometida é o lugar do Seu descanso.

A Palavra de Deus sempre nos diz "não temais, não temais". Mas existe apenas uma coisa que a Bíblia nos diz para temer? Hb 4:1 – “Portanto, uma vez que resta uma promessa de entrar em Seu descanso, temamos de que algum de vocês pareça ter ficado aquém disso.”

Deus nos instrui para temermos apenas não entrarmos neste descanso. Este descanso é o lugar onde podemos ficar tranquilos, pois ele cuida de nós! Ele diz:

Sl 23:1-2 – “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas.”

PERGUNTAS: De forma prática, como podemos descansar em Deus diante das circunstâncias difíceis de nossa vida?

Ricardo Wagner, ap.

11/06/2018

Veja Mais...

18/jun/2018

OS MEDOS DE MOISÉS.

 
27/fev/2018

O TIPO DE AMOR DE DEUS.

 
27/fev/2018

NÃO LIMITE DEUS.

 
21/fev/2018

CONHECER A DEUS.