Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > Nossa suficiência vem de Deus

Estudos da Célula

Nossa suficiência vem de Deus
 

Texto base. Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus. 2Coríntios 3:5.

Introdução. Diz-se que algo é suficiente quando não precisa de mais nada para completar. A bíblia diz que Deus fez as coisas de maneira suficiente para nós. O texto da introdução diz que nossa suficiência vem de Deus. Isto é; o homem não é suficiente para ter respostas satisfatórias diante da vida e da morte, diante da eternidade e diante de certos dilemas da vida, a suficiência do homem vem de Deus.

1-A suficiência para as questões espirituais. 2Coríntios 2:16 15-16 Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas? O apóstolo Paulo aborda a respeito do perfume espiritual do cristão e no final faz a pergunta; Quem, porém, é suficiente para estas coisas? Muitas pessoas podem se sentir suficientes para explicar coisas a respeito de suas especializações, a respeito de sua profissão ou campo de estudo, porém quem tem alguma graduação, doutorado que o habilite suficientemente para explicar as questões espirituais? Nunca baixe a cabeça a respeito de qualquer desaprovação, crítica ou tentativa de tirar o crédito da bíblia e das questões espirituais, pois por mais que a pessoa pareça ou seja inteligente, ela não tem suficiência de conhecimento para determinar sobre o mundo espiritual, até porque, as coisas espirituais se discernem espiritualmente e não racionalmente. 1Coríntios 2:14  Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Nossa suficiência espiritual vem de Deus e não de conhecimento humano.

2-Nossa suficiência vem de Deus. 2Coríntios 9:8  Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra. Uma coisa apreendemos do presente texto e do exemplo do apóstolo Paulo que a vitória espiritual, o êxito no labor espiritual depende, em última análise, não das condições naturais, e, sim, das condições espirituais e do trabalho que DEUS tem feito em nós e para fazer por nosso intermédio. Em sua vida cristã e em seu serviço, Paulo dependeu da graça e do poder de Deus, posto que a nossa suficiência vem de DEUS; porquanto, nessa tribulação ele recebeu o poder suficiente para tolerar o sofrimento e a tensão.

3-A tentação de confundirmos autosuficiência motivacional com desprezo da graça de Deus. Então, ele me disse: a minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. de boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo (2 Co. 12:9). O poder divino não pode ajudar e nem usar o homem auto-suficiente; mas o poder de DEUS “SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA”. Por isso é que Paulo dizia que ao invés de continuar pedindo o seu livramento daquela enfermidade, se gloriaria em suas fraquezas, a fim de que o poder de CRISTO pudesse repousar sobre ele, para sustentá-lo e dar-lhe a eficácia necessária como ministro, e sem o que nem mesmo Paulo poderia fazer corretamente o que era de sua incumbência. Uma coisa é a sensação de autosuficiência motivacional para o trabalho do dia-a-dia que é muito bom, outra coisa é a teoria de que a pessoa não precisa das coisas de Deus e que nada lhe falta espiritualmente falando.

Obs.: Um não, quando vem da parte de DEUS, sempre tem algum propósito definido e é eficaz, não menos do que um sim, tudo dependendo das circunstâncias. Assim é que, às vezes, uma negativa é preferível a uma resposta afirmativa. Moisés tinha um problema de elocução das palavras e as histórias pessoais de Isaías, de Saulo de Tarso e de Lutero ilustram bem esse ponto. As necessidades extremas também podem fazer os cristãos grandes em CRISTO. A aflição de Paulo não lhe serviria de empecilho. Nossas debilidades não precisam ser obstáculos. Podem até mesmo servir de ajuda. E assim podemos fazer aquilo que nos tem sido determinado por Deus.

4-Quando somos levados a entender a suficiência que vem de Deus. Jó compreendeu só através das desventuras que sua suficiência vinha de Deus e não dele mesmo ou de seu bom comportamento, suas boas obras. Jó 42:2 Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

5-Jesus Cristo como Único e Suficiente salvador. O que é ter Jesus como suficiente Salvador? (Comentem antes de continuarmos a ler). Bem, ter Jesus como suficiente Salvador significa dizer que não preciso de mais nada e ninguém. Não é outro deus, Também não basta crer em Deus sem entender e aceitar o papel de Jesus o Salvador, Jo 14:1. Significa que aquilo que ele fez me salva, e não minhas boas obras. Significa que não preciso mais de amuletos de sorte, nem de plantas e qualquer acessório com o intuito de trazer sorte ou quebrar olho gordo. At 4:12 A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.

Aplicação. Duas afirmações são relevantes para destacar aqui; a primeira é ‘Quem, porém, é suficiente para estas coisas?’ Mostrando que somos incompletos sem Deus. E a outra é “a nossa suficiência vem de Deus”. Afirmando que só somos suficientes nesta vida e na eternidade com Deus.

Vanderlei Cardoso, pastor

10/09/2010

Veja Mais...