Texto base. João 15:8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
Introdução. Quem eu sou? Quem eu sou aos olhos das pessoas? Quem eu sou aos meus próprios olhos? Quem eu sou aos olhos de Deus? Qual é minha identidade? Tenho visto uma disparidade na resposta a estas perguntas em relação ao que Deus pensa. A identidade é algo inerente a pessoa. Não há como separar a identidade da pessoa e nem como mudar a identidade. Alguém pode criticar você dizendo que você é muito falante, ou que você é muito calado, mas você diz: fazer o que eu sou assim! Por mais que você tente ser diferente não consegue. Caso haja muita pressão de outros ou de si mesma para mudar muitos desenvolvem ansiedade ou depressão porque se sentem como uma panela de pressão pronta para explodir. Uma pessoa precisa viver plenamente sua identidade para ser feliz. Logicamente que podemos e devemos controlar certos impulsos e características pecaminosas para não termos muitos problemas sociais ou no relacionamento com Deus. Mas não podemos nos oprimir e desejar ser outra pessoa, ter outra identidade.
Minha identidade como soldado de Cristo. 2Timóteo 2:4 Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. Quem eu sou? Muitos responderiam; eu sou mais que vencedor! Romanos 8:37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. A resposta esta parcialmente certa. Porém, nos contexto deste versículo, além de outros, está o conceito de identidade junto da ação. Quando a bíblia diz que sou mais que vencedor se refere às perseguições que um discípulo pode sofrer. Quando a bíblia dá uma identidade aos filhos de Deus sugere ação da parte destes. A nossa identidade na bíblia está intrinsecamente ligada a nossa missão. Mateus 5:13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. O sal tem uma missão e caso não cumpra esta missão perdeu sua identidade e utilidade. Mateus 5:14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte. A luz tem sua missão e caso se isente de exercer esta missão perdeu sua identidade passando a ser chamada de escuridão e logo nada produz.
Jesus Ressuscitado apresenta a prioridade de seus discípulos. Lucas 24:48 Vós sois testemunhas destas coisas. Jesus apareceu ressuscitado aos discípulos a caminho de Emaús fortalecendo a identidade deles ligada a missão. Mateus 28:19-20 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. Uma testemunha pode isentar-se de testemunhar, porém se decidir ser uma testemunha terá que agir, terá que falar do que tem visto e ouvido. Não há como ser discípulo do Senhor na plenitude da palavra sem entender minha identidade e minha missão.
A identidade do meu batalhão no exército de Cristo. O exército brasileiro é composto por muitos batalhões militares espalhados em todo o território brasileiro, assim como a igreja de Cristo é composta por muitas congregações e ministérios em toda a terra. Cada batalhão tem uma especialidade e tem características peculiares que muitas vezes são representadas pela adoção de um mascote como águia ou outro animal. Assim também uma congregação local tem sua identidade, suas características peculiares e seus pontos fortes. A Comunidade Cristã de Vera Cruz tem sua identidade, tem suas características, tem seus valores, tem seus princípios. Há muitas outras congregações que têm suas características, suas diferenças. Veremos dois pastores e ministérios que representam estas diferenças.
Veja estes dois vídeos de dois pastores e ministérios diferentes.
Pastor David Yonggi Cho tem uma identidade com característica mais calma, tem uma pregação aparentemente pouco motivadora, tem uma performance de palco pobre, sem movimentação. Todd Bentley da Florida tem uma identidade borbulhante, pregação motivadora, carisma e aparentemente muito poder envolvido em emocionalismo. Qual a conclusão que você tiraria sobre estas duas identidades ministeriais? Quem deles tem mais sucesso? Quem deles tem mais caráter? Quem deles é o pastor da maior igreja do mundo e quem deles traiu a esposa com uma estagiária e não é mais pastor?
Quem somos? Somos Uma Igreja de Restauração; Somos Uma Igreja Contextualizada; Somos Uma Igreja Carismática; Somos Uma Igreja Em Células; Somos Uma Igreja que preza por caráter, somos uma igreja apostólica, somos uma igreja profética. A identidade da Comunidade Cristã é esta! A identidade ministerial do pastor de vocês é esta! Há pessoas que sugerem mudança de identidade da Comunidade, do pastor, da pregação do pastor, da Rede Apostólica! Não é sábio biblicamente que haja questionamentos sobre a identidade de ministérios, pastores, congregações, igrejas. Se alguém perguntar para você; porque a Comunidade Cristã faz isto ou aquilo? Você poderá dizer que esta é sua identidade. Nossa identidade está ligada a nossa missão! A identidade da nossa igreja está ligada a missão do corpo de Cristo em toda a terra.
Vanderlei Cardoso, pastor