Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > Inspiração e transpiração

Estudos da Célula

Inspiração e transpiração
 

Texto base. Josué 1:6 Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.

Introdução. O sucesso é resultado de 1% de inspiração e 99% de transpiração. É o que disse Thomas Edison quando perguntado sobre o seu sucesso. Muitas pessoas querem ter sucesso com 99% de inspiração e 1% de transpiração e logicamente se frustram por não chegarem lá. No texto bíblico de introdução Deus dá inspiração a Josué e Calebe incentivando a serem fortes e corajosos, logo a seguir fala da transpiração dizendo; tu farás este povo herdar a terra. Foram anos de transpiração, batalhas difíceis, desertos, inseguranças, revoltas civis e muito mais. Nesta luta envolvendo inspiração e transpiração, quero falar a respeito de Calebe.

1-Um homem inspirado e decidido a transpirar em busca de seu sucesso. Quem era Calebe? Calebe, cujo nome significa "homem de faro", foi um homem de coração temente e voltado a Deus (Nm. 13:30) e que sentia de longe as artimanhas do inimigo. Ele tinha a percepção aguçada e era um homem de espírito diferente. Quando nós temos um espírito diferente, somos capazes de conquistar a terra, de passar pelos problemas sem que os problemas nos vençam, porque mais forte é o que está em nós do que o que está no mundo. Calebe foi um dos 12 espias enviados por Moisés à Terra de Canaã, para examiná-la (Nm. 13:5, 17-25). Ele tinha um espírito esperançoso e vitorioso. Era um homem de espírito e alma livres, queria vencer todas as barreiras e batalhas a qualquer custo. Ele e Josué foram os únicos a voltar com as boas notícias acerca do país que iriam habitar. Calebe e Josué entraram na terra prometida porque deram um relatório fiel, encorajador diante dos homens. Ele disse que bastava aos israelitas obedecerem as ordens de Deus para darem continuidade à conquista. Deus lhe deu uma promessa de que receberia todo pedaço de terra que conquistasse, só porque deu um relatório encorajador ao povo, em contraste aos relatórios negativos dos outros 10 espias.

2-Um homem decidido a buscar seus sonhos mesmo na velhice. Js 14:10-12 E Calebe continuou: —Agora veja! Faz quarenta e cinco anos que o SENHOR Deus disse essas coisas a Moisés. Isso foi no tempo em que o povo de Israel atravessava o deserto; e o SENHOR me tem conservado com vida até hoje. Olhe para mim! Estou com oitenta e cinco anos e me sinto tão forte hoje como no dia em que Moisés me mandou espionar a terra. Ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso. Agora me dê essa região montanhosa que o SENHOR me prometeu... Com a idade de 85 anos, reivindicou essa promessa. Apesar da idade, ele ainda tinha a força de um jovem (Js. 14:6-15 e 15:4). Um homem não deixa de ser guerreiro quando envelhece, mas, quando perde seus sonhos, a sua visão. Não é por ser idoso que alguém não vai conquistar as batalhas, nem vencer a guerra. Se você deixar seus sonhos morrerem, jamais será um vencedor. Seja como Calebe, ousado e determinado. Idade não é empecilho. O Salmo 22:12-14 diz que o justo florescerá como a palmeira, e ainda na velhice dará o seu fruto.

3-Calebe tinha fé e visão. Não era só idealista. Ele era sonhador, mas realista. Quem é só idealista apenas fica pensando em conquistar, em o que fazer, fica colocando obstáculos, ficam em dúvida, se algo vai dar certo, têm a mente passiva e nem sabem o que Deus quer para suas vidas. Os realistas sonham e conquistam.

4-Perseverou até o fim. Quando temos obstinação por um sonho, não recuamos diante de nenhuma situação adversa. Pelo contrário, avançamos para vencer os desafios, ainda que sejam como gigantes encontrados na terra que Deus já nos deu. Não podemos ter relatórios incrédulos. Deus disse que daria a autoridade para quem perseverasse até o fim.

5-Calebe ouvia a voz de Deus e tinha uma postura diferente dos demais. Nm 14:24 Mas o meu servo Calebe tem um espírito diferente e sempre tem sido fiel a mim. Por isso eu farei com que ele entre na terra que espionou, e os seus descendentes vão possuir aquela terra. Quando obedecemos a voz de um líder que caminha com Deus, conquistamos o fruto da terra.

Conclusão. Inspiração e transpiração podem nos fazer vencer gigantes. Pela inspiração de Deus e pela transpiração que é a disposição para lutar e agir, Calebe se tornou um matador de gigantes. Os gigantes são deformidades na nossa alma. O medo de não conseguir. A facilidade para se sentir inferior, incapaz, rejeitado, menosprezado. Os espias que forma observar o inimigo sentiram-se como formigas diante dos inimigos. Sentiam-se impotentes e incapazes, porém calebe disse o contrário, disse que com a bênção de Deus venceriam os inimigos.

Vanderlei Cardoso, pastor

23/09/2010

Veja Mais...