Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > Influenciadores

Estudos da Célula

Influenciadores
 

Texto Base

Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja.” (II Rs 6:17)

Introdução

Todas as pessoas pertencem a um desses dois times: os influenciadores, e os influenciáveis. O mundo formata as pessoas para que sejam influenciáveis, pois quanto mais influenciáveis são as pessoas, menos questionados são aqueles que estão no “poder”. Menos ameaçados são os todos poderosos. A mídia joga neste mesmo time, pois quanto menos pensamento crítico, quanto menos as pessoas souberem decidir entre o certo e o errado, mais fácil é de vender seus produtos, sua pornografia, seus enganos, suas baboseiras.

Em contrapartida, a palavra de Deus nos ensina como nos tornamos influenciadores neste mundo. Como podemos mudar as circunstâncias a nossa volta. E isso se dá quando não nos deixamos influenciar pelo meio natural. Pois o inimigo usa o natural para influenciar as pessoas que estão firmadas nas coisas naturais. Por isso devemos aprender a nos firmar no sobrenatural, na palavra e vontade de Deus, e não na realidade que está a nossa volta. Não podemos nos firmar nas mentiras do diabo.

1. Os discípulos de Jesus foram influenciados pelo natural. Aconteceu que, num daqueles dias, entrou ele num barco em companhia dos seus discípulos e disse-lhes: passemos para outra margem do lago; e partiram...e sobreveio uma tempestade de vento no lago, correndo eles o perigo de naufragar (Lc 8:22-25). Jesus estava treinando os discípulos para serem espirituais, para não andarem pelo que vêem, para que não fossem influenciados pelo meio onde estavam inseridos. Eles já haviam visto Jesus realizar muitos milagres, mas mesmo assim não tinham aprendido a fazer como o mestre. Ainda estavam olhando para as circunstâncias com olhos naturais. Estavam firmados no natural.

Nesta passagem, quando fala sobre o vento contrário que lhes sobreveio, no grego, de onde vem o original desta palavra, vento é pneuma, que significa espírito. Então, um espírito maligno se levantou contrariamente a palavra que Jesus tinha liberado sobre suas vidas, de que passariam para outra margem do lago. A palavra tinha sido liberada por Jesus, eles sabiam o que tinham que fazer, mas deixaram se influenciar por um espírito contrário ao invés de repreendê-lo.

2. Eliseu estava firmado no espiritual, por isso não foi influenciado pelo natural. Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos, e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos? Ele respondeu: não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

O discípulo de Eliseu estava firmado no natural, e por isso ficou assustado com o exército inimigo. Entretanto, Eliseu que tinha uma profunda comunhão com Deus, como um reconciliador, um agente de milagres naquela nação, direcionou seu moço a uma dimensão espiritual. Eliseu não se deixou influenciar pelo que estava vendo no natural, e sim o que sabia que estava acontecendo no mundo do espírito. Por isso influenciou o meio natural, trazendo reconciliação entre a nação de Israel e da Síria.

3. Paulo influenciava o natural, porque vivia firmado no sobrenatural. Desencadeou-se, do lado da ilha, um tufão de vento chamado Euroaquilão...porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas!...por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. (At 27:14,23,24). Uma tempestade se levantou contra o navio que estava levando o apóstolo Paulo para seu destino profético. Mas ele não deixou se influenciar pelo natural, e influenciou todos os tripulantes do navio.

O apóstolo entendia quão importante era ver com olhos espirituais, e por isso orou pelos efésios para que soubessem o seu destino profético e pudessem olhar com olhos espirituais o que aconteceria com eles. “Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos” (Ef 1:18).

Conclusão/ Aplicação: Não se deixe influenciar pelas circunstancias que estas vivendo. Tenha uma profunda comunhão com Deus, e assim terás a visão correta quanto ao que estas passando. Terás a visão de como ser livre do vento contrário que se levanta contra o projeto que Deus tem para tua vida. E assim você influenciará o meio em que vive, e as pessoas que estão em sua volta.

 Estevão Wagner, pastor

 

 

12/12/2008

Veja Mais...

29/nov/2008

Futuro Glorioso!.

 
13/ago/2008

Paternidade Urgente!.

 
28/jul/2008

Um Povo Abençoado.

 
08/jul/2008

Dominando Territórios.