Rdio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > GUIADOS PELO ESPÍRITO

Estudos da Célula

GUIADOS PELO ESPÍRITO
 

1) QUEBRA-GELO: Você já teve algum tipo de compulsão (bebida, comida, compras, remédios...)? Se já teve, como era lidar com isso.     

2) MINISTRAÇÃO: GUIADOS PELO ESPÍRITO.

Texto Base

(João 3:1-7) - E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

Introdução

O novo nascimento ou regeneração (Tt 3:5) é o ato onde Deus concede vida eterna ao que crê em Cristo. Como resultado, tal pessoa torna-se membro da família de Deus (I Pe 1:23) com uma nova capacidade e um novo desejo de agradar a seu Pai celeste (II Co 5:17).

Isto se dá quando começamos a corresponder a palavra de Deus. Uma vez que venhamos a viver o que as escrituras nos ensinam. Então, deixamos de ser guiados por nossas vontades e desejos (carne), para viver o que Deus nos guia. Esse novo entendimento vem pela pessoa do Espírito Santo. (Rm 8:9-11) - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.

1.Guiados pela carne – (Gálatas 5:16-21) – Digo porém: andai no Espírito, e não satisfarei à concupiscência da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito o que é contrário a carne. Estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. As obras da carne são conhecidas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, pelejas, dissensões, facções, invejas, bebedices, orgias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos preveni que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Todos que são guiados pela carne experimentam essas obras em sua vida. E por isso não podem entrar no reino de Deus. Pessoas que se deixam guiar pela carne, não podem nascer de novo, pois não deixam ser guiadas pelo Espírito de Deus.

2.Guiados pelo Espírito – (Rm 8:13)Pois se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Quando somos guiados pelo Espírito de Deus, vivemos o reino de Deus. Porque o reino de Deus é tudo aquilo que Deus governa. Se somos guiados pelo Espírito de Deus, logo, Deus governa sobre nós, o que concluímos que fizemos parte do reino de Deus.

a)   O Espírito Santo nos ensina todas as coisas do reino (João 14:26) Mas o consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

Quando somos guiados pelo Espírito, lembramos das promessas que Deus tem nos dado. Vivemos os propósitos de Deus.

b)   O Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo – (João 16:8-11) – Quando Ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

O Espírito precisa nos convencer do pecado devido à incredulidade que Jesus é o filho de Deus. O mais fundamental de todos os pecados é a incredulidade. A vida justa de Jesus foi demonstrada por Ele ter ido para o Pai. E na cruz Cristo triunfou contra satanás e seus demônios. Trazendo julgamento pelos seus atos.

c)   O Espírito Santo nos guia a toda verdade – (João 16:13) – Quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará as cousas que hão de vir.

Toda a verdade está em Jesus. Tudo que não é o que Jesus diz, não é a verdade. Ele disse que era o caminho, a verdade e a vida. Só através desta verdade vamos ao Pai. Só por esta verdade entramos no reino de Deus. Por isso precisamos deixar o Espírito nos guiar a toda a verdade.

CONLUSÃO / APLICAÇÃO.

Quem tem guiado você? Sua carne ou o Espírito de Deus? Quanto você anseia pelo reino de Deus? Deixe-se guiar pelo Espírito e então você viverá o reino de Deus. E fará a diferença nessa e nas próximas gerações.

Estevão Wagner, apóstolo.

11/04/2016

Veja Mais...

28/mar/2016

FÉ PARA MILAGRES!.

 
23/mar/2016

ÁGUA VIVA.

 
07/mar/2016

PESO ETERNO DE GLÓRIA!.

 
02/mar/2016

A FÉ E OS ARGUMENTOS.