Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > DESENTULHANDO NOSSOS POÇOS PARA VENCER

Estudos da Célula

DESENTULHANDO NOSSOS POÇOS PARA VENCER
 

ENCONTRO (QUEBRA GELO) (15 min) A maioria de nós gosta de natureza. Você já teve a oportunidade de tomar água de poço ou fonte natural na natureza? Descreva como foi.

EDIFICAÇÃO (30-40 min). DESENTULHANDO NOSSOS POÇOS PARA VENCER

Texto base: Gn. 26.12-13 Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu a cento por um, porque o Senhor o abençoava. Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo.

Introdução. Ser uma pessoa cheia do Espírito Santo, geralmente é confundido com ser muito religioso. Porém a bíblia orienta a todos que se consideram filhos de Deus a serem cheios do Espírito. Efésios 5:18  Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus. Encher-se do Espírito Santo envolve viver de acordo com a Palavra de Deus. Ser cheio do Espírito Santo não é coisa de religioso, ou de pastor, é coisa de filho de Deus. Porém há coisas nesta vida que nos enchem, nos entulham e não sobra espaço para o Espírito de Deus. Ef 5:18 mostra que é incompatível a embriaguês e o Espírito. Será uma coisa ou outra. A vida promíscua entulha os poços espirituais e a água do Espírito não flui. A história de Isaque pode servir como uma analogia desta realidade. Vamos acompanhar.

1. Desentulhar os poços que herdamos. Romanos 8:17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. É um direito de todos os filhos de Deus herdar as bênçãos prometidas pelo Pai Celestial. Assim como Isaque tinha direito naquelas fontes de águas cavadas anteriormente pelo seu pai, nós somos herdeiros da fonte da água da vida que nos leva a prosperidade. Gn 26:18 Ele tornou a abrir o poço que haviam sido cavados no tempo de Abraão e que os filisteus haviam tapado... Estes entulhos falam de pecado, sujeiras, falta de perdão, raiva, amargura, pessimismo, falta de fé, sedução pelo mundo. Notem que os poços estavam ali sob o domínio dos inimigos, estavam entulhados. O inimigo gosta de manter a sujeira, o problema na vida do cristão a fim de que não seja produtivo. O Senhor quer que limpemos, desentulhemos o poço do nosso coração para que as águas de Deus jorrem para vida eterna. Essa limpeza em nosso coração é com arrependimento de nossos pecados seguido de uma confissão. Ijo. 1.9 Se confessarmos o nosso pecados, Ele (Jesus) é fiel e justo par anos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

2. Expulsar os inimigos do nosso território. Isaque tinha direito e autoridade sobre aquele território porque pertencia anteriormente a seu pai.  Ele não era um grileiro, um usurpador, ele era o legítimo herdeiro daqueles poços, embora entulhados pelos inimigos. Assim também nós temos direito sobre aquilo que Deus prometeu para nós. Há muitas promessas entulhadas pelo inimigo que estão sobre nossas vidas.  Isaque desentulhou os poços, renovou as fontes de água que não funcionavam já há alguns anos, então começaram a jorrar água fresca. Mt. 10.1 “chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos...” Precisamos lutar para que o inimigo espiritual não mantenha nossos poços entulhados. João 7:38  Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

3. Enfrentar o desafio do 1º poço. Gn 26:20 Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele. A palavra hebraica (essek) significa desafio, pois os pastores de Isaac foram desafiados. Foi um tipo de contra-ataque que Isaac sofreu para ser amedrontado e pensar que não teria mais jeito, que não iria conseguir. Há muitos cristãos que estão paralisados diante de afrontas semelhantes a estas. É preciso encarar os desafios que surgem para que possamos prosperar assim como Isaque.  Não podemos negociar os conceitos de Deus com o do mundo.

4. Enfrentar a acusação. Este é o segundo poço. Gn 26:21 Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna. A palavra hebraica (Sitná) vem da mesma raiz de (satan), acusador, ou acusação.  Isaque enfrentou acusação por parte de seus inimigos, esta foi a principal arma do adversário, foi tão usada que deu o nome àquele poço de acusação, como era comum entre os hebreus dar nome a lugares a parti r do fato ali ocorrido. Para ser vencedor muitas vezes vamos passar por este poço e enfrentar acusação de pessoas, insatisfações, reclamações, porém isto não pode nos parar, não pode nos paralisar.

5. Prosperando e frutificando no 3º poço. Gn 26:22 Isaque saiu dali e abriu outro poço. E, como não houve discussão por causa desse, ele o chamou de “Lugar Espaçoso”. Ele disse: - Agora o SENHOR Deus nos deu um lugar espaçoso para viver nesta terra, e aqui vamos ficar à vontade. Deus quer que avancemos progressivamente vencendo os inimigos e conquistando territórios, prosperando e frutificando, em nome de Jesus.Em meio a esta grande batalha, Deus aparece pessoalmente a Isaque e o encoraja.   Gn 26:24 Eu sou o Deus de teu pai Abraão, não temas, pois Eu estou contigo.  Eu te abençoarei e a ti confirmarei muitos descendentes, por causa do meu servo Abraão. Além de encorajar a Isaque, Ele reafirma o seu apoio por causa da aliança com Abraão. Deus é um Deus de aliança e cumpre Suas promessas feitas aos Seus servos. Amém. Jeremias 33:3 Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.

Conclusão. Para sermos cheios das coisas de Deus precisamos desentulhar nossos poços espirituais. Quais são os poços que você precisa reabrir hoje? Quais são  as promessas e sonhos que Deus te deu e você precisa desenterrar? Quem são as pessoas que você precisa perdoar? Quais são os pecados que você precisa abandonar? Desentulhe seus poços para que você tenha vitórias e seja cheio do Espírito Santo.

Compartilhando. O que você aprendeu neste estudo? Evangelismo. Para que sejamos uma fonte a jorrar (Jo 7:38), precisamos nos relacionar com pessoas para que a água de Deus em nós as sacie. Visite alguém nesta semana e convide para a célula ou igreja.

Vanderlei Cardoso, profeta e mestre.

05/06/2017

Veja Mais...