Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > COMPLETANDO OS CICLOS DE DEUS EM SEU TEMPO (parte 1)

Estudos da Célula

COMPLETANDO OS CICLOS DE DEUS EM SEU TEMPO (parte 1)
 

ENCONTRO (QUEBRA GELO) (15 min) Tem algo na sua vida que você gostaria de completar, terminar e não tem conseguido?

EDIFICAÇÃO (30-40 min). COMPLETANDO OS CICLOS DE DEUS EM SEU TEMPO (parte 1)

Texto base. 1Ts 5:1, Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; 1Ts 5: 4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; 5 porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. 6 Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.

Introdução. Já temos um bom entendimento sobre os ciclos de Deus e como eles acontecem em nossas vidas. Hoje vamos falar sobre completar, terminar, fechar bem o ciclo de tempo que Deus estabeleceu para nós. Em 1Ts 5:1, o apóstolo Paulo considera que seus discípulos sabiam tanto sobre os tempos, ciclos e estações que não era necessário escrever sobre o assunto. Paulo diz que não é necessário que sejamos surpreendidos pelo tempo de Deus, pois não estamos nas trevas e sim na luz. Sendo que a palavra trevas no grego (skotov), também significa ignorância dos planos divinos. Com isto, percebemos que a visão bíblica é que saibamos muito claramente sobre este assunto. O assunto ciclos de Deus deve ser tão simples para os filhos do Reino quando 2+2 em matemática. Nós não apenas temos que entrar no ciclo de Deus, precisamos também completar o ciclo. Não basta entrarmos numa caminhada, precisamos chegar lá, precisamos completar a caminhada dentro do tempo estipulado.

1. O TEMPO DE UM PONTO DE VISTA BÍBLICO. A bíblia abre e fecha com noções temporais: No princípio Deus criou o céu e a terra (Gn 1,1). Sim, Eu venho em breve (Ap 22,20). Há três palavras bíblicas no grego para tempo: “chronos, kairós e pleroma”.

CHRONOS se refere ao tempo linear, tempo cronológico quantitativo, tempo cronológico. É usado 54 vezes no novo testamento.

KAIRÓS se refere ao tempo certo, o tempo oportuno ou estratégico, o tempo para as coisas acontecerem, tempo qualitativo. Mc 1: 15 dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho. No novo testamento "kairos" significa o tempo designado para acontecerem os propósitos de Deus, o tempo em que Deus age. "Kairos" é usado 86 vezes no novo testamento. Refere-se ao tempo oportuno ou a um período como o da colheita. Hebreus 9:10  os quais não passam de ordenanças da carne, baseadas somente em comidas, e bebidas, e diversas abluções, impostas até ao tempo oportuno (Kairós) de reforma. A vinda do Messias e o estabelecimento da nova aliança é chamado de tempo oportuno da reforma, o kairós da reforma. 1Pedro 5:6  Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno (Kairós), vos exalte. O tempo de Deus nos levantar é no kairós dEle, no tempo oportuno e não quando nós queremos.

 PLEROMA se refere ao tempo da plenitude, cheio, completo. Cl 2:9 porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. 10 Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade. A palavra plenitude de Cl 2:9 é pleroma. No tempo certo Jesus veio e cumpriu plenamente o ciclo que o Pai havia estabelecido pra ele. Há uma ligação da nossa vida com o Senhor e sua obra dizendo que estamos aperfeiçoado nEle, Cl 2:10. Deus quer que entendamos os tempos para cumprirmos plenamente seu projeto e não parcialmente.

Uma das maiores autoridades sobre os ciclos de Deus é Robert Heidler. Um pastor, escritor que escreveu UM TEMPO PARA PROSPERAR, encontrando e entrando nas bênçãos do Reino, além de muitos outros livros. Ele diz que “ciclo é algo que gira e se move em direção a um destino”. O objetivo de entendermos os ciclos de Deus é para alcançarmos o destino que Ele estabeleceu para nós.

2. DEUS TRABALHA COM CICLOS DE 7. São sete dias na semana. 7 anos Jacó serviu Labão por Raquel. Faraó teve a visão de 7 vacas magras que seriam sete anos de seca. 7 dias deveria se comer pães asmos. 7 lâmpadas para a arca da aliança. 7 voltas em torno das Muralhas de Jericó. Josué 6:4 Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifre de carneiro adiante da arca; no sétimo dia, rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas. Estes fatos revelam que Deus tem o seu próprio tempo e seu próprio jeito de fazer as coisas, não é do nosso jeito e no nosso tempo. Precisamos entender Deus e o tempo de Deus.

3. CICLOS DE DERROTA. Há um espiral ascendente quando o ciclo é de vitória e há uma espiral descendente quando o ciclo é de derrota. Este é o ciclo de derrotas do povo de Deus descrito no livro de Juízes, mostra o que acontece com o povo quando não persevera na corrida da fé. O livro de Juízes apresenta ciclos de fracasso e apostasia, descreve 3 guerras civis, 7 opressões de inimigos, 7 guerras de libertação. O tempo é a favor de alguns e contra outros, a depender em que momento nos encontramos na corrida, nos ciclos de Deus. Há ciclos de construção e de destruição. Juízes representa como acontece o ciclo de derrota espiritual, pois se repetiu 7 vezes, é material farto para se observar estes ciclos.
1º O povo se rebela contra Deus. Jz 2:12 Deixaram o SENHOR, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e os adoraram, e provocaram o SENHOR à ira. O ciclo de derrota espiritual começa com o afastamento, desobediência ou rebelião a Deus.

2º Deus permite que os inimigos se levantem. Jz 2:14  Pelo que a ira do SENHOR se acendeu contra Israel e os deu na mão dos espoliadores, que os pilharam; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não mais puderam resistir a eles. Quando a pessoa está rebelde a Deus, não apenas está sem a bênção de Deus como o próprio Deus luta contra ela. Jz 2:15 Por onde quer que saíam, a mão do SENHOR era contra eles para seu mal, como o SENHOR lhes dissera e jurara; e estavam em grande aperto. Se você se sente afastado de Deus, desviado da fé, desobediente a Deus, reconcilie-se agora para parar todo o ciclo de destruição o mais rápido possível.

3º O povo se arrepende e se volta para Deus. Jz 3:9 Clamaram ao SENHOR os filhos de Israel... Clamaram ao Senhor. 2Cr 7:14  então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo. Só há um jeito de parar o ciclo descendente de destruição; arrependendo-se e clamando ao Senhor. Você pode fazer isto agora! Vamos orar confessando ao Senhor nossos pecados e Ele nos perdoará e entraremos num novo ciclo de vitória.

4. Deus levanta um libertador para salvar o povo do inimigo. Jz 3:9 Clamaram ao SENHOR os filhos de Israel, e o SENHOR lhes suscitou libertador, que os libertou... Clamaram ao Senhor e o Senhor os libertou. Deus levantou líderes para libertá-los. Hoje não é muito diferente, Deus levanta líderes para nos auxiliar na caminhada, para nos conduzir num discipulado para a vitória.

5. Quando a opressão era quebrada, o povo se rebelava novamente contra Deus. E o ciclo todo de destruição acontecia de novo. Isto se repetiu 7 vezes durante os 349 anos que durou a liderança dos juízes em Israel. Na vida das pessoas, vemos este ciclo acontecer inúmeras vezes. A pessoa vai ao Encontro com Deus e entra num ciclo de vitórias. Começa vencer a depressão, os vícios, a ira, as coisas que a destruíam antes, porém, por algum motivo, começa a se afastar das coisas de Deus, desobedecer a Deus e entra num ciclo de derrota novamente. Então se aproxima de Deus e pede perdão começando a entrar em um novo ciclo de bênçãos. Se permanecer, permanece o ciclo de bênçãos, se ela se afastar, volta o ciclo de derrotas. O povo de Deus no livro de Juízes ativou o ciclo de derrota 7 vezes.

Compartilhando. O que você aprendeu neste estudo? Comente! Evangelismo. Vamos orar um pelo outro confessando nossos pecados e nos arrepender por nosso afastamento, rebelião ou desobediência a Deus. Convide pessoas para a próxima célula.

Vanderlei Cardoso, profeta e mestre.

19/06/2017

Veja Mais...