Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > APEGAR-SE AO SENHOR

Estudos da Célula

APEGAR-SE AO SENHOR
 

Texto Base

Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa. (1 Timóteo 3:9).

Introdução

A palavra grega usada pelo apóstolo Paulo para apegar-se é σχεω scheo, e significa: ter, segurar, ter na mão, ter (controlar) possessão da mente, segurar com firmeza, possuir; é uma palavra usada também para aqueles que são unidos a alguém pelos laços de sangue ou casamento.

Há uma gama de coisas em nossos dias em que podemos nos apegar. Muitas pessoas se apegam a coisas erradas e por isso enfrentam grandes problemas em sua vida. Apegam-se exageradamente a negócios, vícios, coisas. Há um ditado que diz: “Possua as coisas, mas não deixe as coisas possuírem você”.

Ao que você tem se apegado? Aquilo que você tem se apegado tem gerado bons resultados em sua vida?

A palavra de Deus nos orienta sobre a que devemos nos apegar.

1. Apegar-se a fé -

Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa. (1 Timóteo 3:9).

Paulo adverte seu filho espiritual Timóteo que devia se apegar a fé. Dentre tantas coisas que você pode se apegar, um dos conselhos bíblicos é apegar-se a fé.

Para termos fé, necessariamente precisamos nos apegar a palavra de Deus, pois a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. (Rm 10:17). Então, não deixe de estar nos cultos, células, treinamentos, para que a tua fé produza muitos resultados.

2. Jesus nos ensinou que devemos nos apegar ao propósito -

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! (Filipenses 2:3-8).

Nesse texto é usada outra palavra grega para apegar-se, que é αρπαγμος harpagmoso. Essa palavra significa ato de pegar pela força, roubo; algo tomado pela força ou a ser apanhado. Ou seja, Jesus não usou de sua posição para beneficiar-se, mas agiu altruistamente.

O legado que o Senhor Jesus nos deixou é que precisamos nos desapegar das coisas egoístas, que beneficiam somente a nós mesmos, para termos um senso de coletivo. Isto é, nos apegar ao que abençoa a outras pessoas.

Essa premissa está ligada diretamente ao propósito. Quando nos apegamos ao propósito pelo qual Deus nos criou, muitas pessoas são abençoadas.

Pense no exemplo de um empresário. Quando ele cumpre seu propósito, muitas pessoas são abençoadas através de empregos gerados pela empresa que lidera. Mas quando se apega a ganância a ponto de não dar tempo para sua família, ou apenas pensa em ganhar dinheiro sem se importar com os empregados, se torna um déspota, um tirano. Está se apegando de forma errada.

3. Apegar-se a família -

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. (Gênesis 2:24).

Unirá, em hebraico é: dabaq que também pode ser traduzida por: colar, permanecer junto, unir-se, manter-se próximo, juntar-se a, permanecer com, seguir de perto, juntar-se a, alcançar, pegar, grudar-se a.

Sabemos que as mulheres são muito mais voltadas à família, por isso Deus deu uma ordem aos homens para apegarem-se as suas famílias. Uma vez que é muito mais fácil se apegarem ao trabalho, esporte, amigos...

O Senhor nos orienta a apegarmo-nos a família. E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. (Malaquias 4:6)

4. Apegar-se a Deus - A minha alma apega-se a ti; a tua mão direita me sustém. (Salmos 63:8).

Deus deve estar em primeiro lugar em nossa lista de prioridades sobre o que devemos nos apegar.

Assim como um cinto se apega à cintura de um homem, da mesma forma fiz com que toda a comunidade de Israel e toda a comunidade de Judá se apegasse a mim, para que fosse o meu povo para o meu renome, louvor e honra. (Jeremias 13:11).

5. Resultados de apegarmo-nos ao Senhor -

A. Grandes vitórias: Temam o Senhor, o seu Deus, e sirvam-no. Apeguem-se a ele e façam os seus juramentos somente em nome dele. Seja ele o motivo do seu louvor, pois ele é o seu Deus, que por vocês fez aquelas grandes e temíveis maravilhas que vocês viram com os próprios olhos. Os seus antepassados que desceram ao Egito eram setenta ao todo, mas agora o Senhor, o seu Deus, os tornou tão numerosos quanto as estrelas do céu. (Deuteronômio 10:20-22).

Dentre tantas as promessas que temos por nos apegarmos a Deus, uma delas é que teremos grandes vitórias como resultado desta escolha.

B. Ser forte: Mas apeguem-se somente ao Senhor, ao seu Deus, como fizeram até hoje. "O Senhor expulsou de diante de vocês nações grandes e poderosas; até hoje ninguém conseguiu resistir a vocês. Um só de vocês faz fugir mil, pois o Senhor, o seu Deus, luta por vocês, conforme prometeu. Por isso dediquem-se com zelo a amar o Senhor, o seu Deus. (Josué 23:8-11).

Um grande número de pessoas sente-se debilitados diante dos desafios do dia-a-dia, mas aqueles que se apegam a Deus têm uma promessa de serem empoderadados, fortalecidos e de grande envergadura.

C. Ser bem sucedido: Ele se apegou ao Senhor e não deixou de segui-lo; obedeceu aos mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés. E o Senhor estava com ele; era bem sucedido em tudo o que fazia. Rebelou-se contra o rei da Assíria e deixou de submeter-se a ele. (2 Reis 18:6,7).

O desejo de toda pessoa é ser bem sucedido. Investem tudo que podem para alcançar esse objetivo. O Rei Ezequias alcançou este alvo por apegar-se ao Senhor.

Creia que os resultados que alcançarás por apegar-se a Deus serão extraordinários!

D. Honra e transformação: Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela. (Rute 1:14 – Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Rute saiu de uma situação de crise extrema para uma posição de honra (Rute 4:13). Ela passou de uma posição de quase uma mendiga para uma princesa. Isso aconteceu porque ela se apegou ao discipulado de Noemi, sua sogra.

Logo, quando nos apegamos aos princípios estabelecidos por Deus, como o discipulado, alcançamos honra e transformações em nossas vidas.

Conclusão

Nessa ministração vimos quantas promessas e resultados extraordinários podemos alcançar por apergarmo-nos a Deus. Então, não perca tempo, apegue-se ao Senhor Deus, volte-se para Ele e para Sua palavra!

Estevão S. Wagner, apóstolo.

20/10/2017

Veja Mais...